As fotos não dão conta da realidade diária da falta de medicamentos na Farmácia e nos postos de saúde de Camocim - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 8 de novembro de 2021

As fotos não dão conta da realidade diária da falta de medicamentos na Farmácia e nos postos de saúde de Camocim



Como se fosse uma atividade constante, a prefeitura de Camocim postou fotos nas suas redes sociais mostrando o suposto abastecimento de medicamentos nas unidades básicas de saúde. Só que as fotos dão conta apenas de momentos cada vez mais raros, e não dizem nada da realidade diária dos camocinenses que buscam os medicamentos e recebem  um  "não tem, está faltando, volte depois ou não sei quando chega". 


A falta constante de medicação na Farmácia Pública e nos postos de saúde supera a marca de 08 anos, inciada com a gestão da ex-prefeita Monica e tendo continuidade com o governo Betinha. Centenas de relatos, inclusive nas redes sociais e nos demais veículos de comunicação, atestam, neste sentido, a pobreza que é a gestão da saúde municipal.  Neste caso, a foto da Secretária da Saúde (acima) segurando uma caixa com medicamentos não passa de teatro. São medicamentos meteóricos! ou seja, se acabam rápido, deixando as pessoas na mão por bastante tempo. 


Outro detalhe que a foto carrega é a informação de que foi uma visita que a equipe técnica da Secretária  fez aos postos de saúde. Neste caso me sinto  obrigado a complementar: foi um visita técnica com dia e hora combinados!, como assim?  Tinha que ser no dia que as prateleiras estivessem com medicamentos para a foto sair legal! Não foi uma visita para identificar problemas e  ouvir o povo,  foi uma visita arquitetada para desonestamente combater as criticas da oposição e fazer marketing positivo para o governo. 


O  vereador Mário Roberto, que recentemente fiscalizou os postos de saúde e a Farmácia Municipal,  disse que "ficou feliz com os registros" mas enfatizou a necessidade  do abastecimento virar rotina, "pois o cidadão merece atendimento com precisão e de qualidade, mesmo que para isso a Prefeitura entre com alguma contrapartida, mostrando solidariedade e respeito com os camocinenses que precisam ser atendidos com saúde pública boa de verdade".


A ex-prefeita Monica ocupou nos últimos 08 anos a pasta da saúde com gestores visivelmente irresponsáveis, com exceção do enfermeiro Márcio, o melhor secretário experimentado no Governo, mas que renunciou pouco tempo depois de assumir o cargo, isso após perceber a falta de compromisso da chefe do Executivo. Ele foi o mais competente, o mais respeitoso e o mais honesto com a população. E provou isso com o ato de renúncia. 


Carlos Jardel