TCU aponta uso indevido de R$ 4,1 milhões de verbas das Forças Armadas para combate à Covid-19 - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 15 de julho de 2021

TCU aponta uso indevido de R$ 4,1 milhões de verbas das Forças Armadas para combate à Covid-19



As Forças Armadas usaram indevidamente pelo menos 4,1 milhões de reais em recursos que seriam destinados para o combate à Covid-19 no Brasil. A conclusão consta no relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) e foi divulgado pelo jornal O Globo nes nesta quarta-feira 14.


O relatório apontou ainda que outros 9,6 milhões de reais em gastos precisam de comprovação e podem ter sido usados de forma irregular pelas Forças Armadas.


Segundo apontou Augusto Scherman, ministro do TCU, o dinheiro que deveria ir para o combate à pandemia foi usado pelos militares para reformar imóveis e comprar itens como mochilas, porta-celulares, coletes e bandeiras. A aquisição de um micro-ônibus de 780 mil reais também consta no documento.


As reformas de pisos e telhados de instalações militares, por exemplo, consumiram cerca de 1,1 milhão da verba. Segundo o TCU, boa parte das reformas foram feitas em espaços não operacionais.


A compra de equipamentos de manobra e patrulhamento também foi considerada irregular pelo relatório, já que não deveriam ter sido pagas com verba destinada ao enfrentamento da Covid, pois são despesas regulares e possuem orçamento próprio.O valor utilizado entre Exército e Marinha soma pouco mais de 1 milhão. 


De acordo com o relatório, a compra de itens como sorvete, refrigerante, chocolate, doce de leite, além de mesas, parafusos e interruptores ainda precisam ser explicadas pelas Forças Armadas. O ministro aponta que será preciso comprovar a relação destes itens com o combate à pandemia para que os 9,6 milhões gastos não sejam considerados indevidos.


O documento também indica cinco riscos nas operações e ainda precisa ser analisado pelo colegiado do Tribunal. São eles: desvio de finalidade; dispensa indevida de licitação; restrição à competitividade; aquisições ineficazes, aquelas que não atendem à necessidade emergencial de saúde; e aquisições em quantitativos incompatíveis com as reais necessidades.


Em resposta ao TCU, as Forças Armadas disseram que vão apurar os casos.


Via Carta Capital e O Globo