Granja inaugura hoje o Caps Infantil que terá o nome de Ecídio Lucas, "o Leproso Milagroso”. - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quarta-feira, 28 de julho de 2021

Granja inaugura hoje o Caps Infantil que terá o nome de Ecídio Lucas, "o Leproso Milagroso”.






O Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSI, situado na Rua Deputado Carvalho Rocha, Campo de Aviação, sede do município de Granja, será inaugurado hoje às 15h, conforme  informação divulgada pela prefeita Juliana Aldigueri.


O prédio


O prédio levará o nome de Ecídio Lucas de Lima, de acordo com projeto de lei que encaminhei à Câmara de Vereadores. Ecídio Lucas de Lima, era nascido no Rio Grande do Norte, porém não se sabe se era solteiro ou casado, segundo consta em sua lápide, nasceu em 12 de julho de 1924 e faleceu em 21 de janeiro de 1973.


Ecídio foi um andarilho que chegou leproso (como era apontada a Hanseníase naquela época) aqui no município de Granja. A doença lhe causou o desviver pois naquela época, quando não havia a medicina avançada, a população tinha o estigma e o medo da doença e uma política de saúde pública que era sustentável no isolamento.


Tangido pelo preconceito de negação e pelo escárnio social, foi expulso da cidade e abandonado nas margens da estrada CE-364, a 17 km da cidade. No local os moradores caridosos próximos, construiu-lhe um abrigo de palha, dava-lhe comida e o de beber. Naquele local encontrou sossego até morrer, sendo sepultado ali mesmo, realizando o último pedido: de não deixarem os urubus lhe comer.


Depois da expiação, ele partiu para a vida eterna e ficou conhecido como o “O Leproso Milagroso”. Desde então, milhares de pessoas peregrinam ao local do seu jazigo onde foi construída pelos fiéis uma espécie de Capela, para acender velas e rezarem por sua alma, em agradecimento pelas curas e outras graças alcançadas.