Ministérios Públicos recomendam que Estado e Prefeitura iniciem vacinação da população geral - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




segunda-feira, 31 de maio de 2021

Ministérios Públicos recomendam que Estado e Prefeitura iniciem vacinação da população geral



Uma recomendação conjunta entre os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho foi expedida nesta segunda-feira (31) à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e à Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza (SMS) para iniciarem, imediatamente, a vacinação contra a Covid-19 por ordem decrescente de idade, em pessoas partir de 59 anos. 


O processo deve ser feito, segundo os órgãos, com prévia divulgação de calendário, conforme autorizado pela Comissão Intergestora Tripartite (CIT). 


O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAO Saúde) do Ministério Público Estadual (MPCE), promotor Eneas Romero, destaca a urgência da proteção das pessoas entre 50 e 65 anos. Segundo diz, o grupo tem 440 vezes mais chance de morrer pela doença, apontando a classificação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. 


A respeito da vacinação de profissionais de saúde, o MPCE diz, ainda, que a SMS deve informar à 138ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, em até cinco dias, a meta para este grupo, número de profissionais já vacinados e quais os critérios adotados para a convocação dos trabalhadores, "já que estariam sendo convocadas pessoas muito jovens e que não trabalhariam na assistência à saúde", diz o órgão. 


O repasse dos dados tem como base o artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 8.625/93. 


Sobre a recomendação, a Sesa disse que a pauta será discutida na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desta terça-feira (1). Por sua vez, a SMS disse ainda não ter sido comunicada oficialmente, mas que responderá diretamente aos órgãos responsáveis. 


Diário do Nordeste