Feriado de 21 de abril: saiba o que funciona no Estado do Ceará - Revista Camocim

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Feriado de 21 de abril: saiba o que funciona no Estado do Ceará

 



O QUE FUNCIONA HOJE NO FERIADO


O decreto estadual que estabeleceu isolamento social no Estado, e que segue em vigor até o dia 25 de abril, instituiu que devem permanecer fechados, também no feriado, serviços como, por exemplo, barracas de praia, cinemas, bares e academias.  


Já lojas de ruas, shoppings e restaurantes podem funcionar com horário restrito. A data é feriado nacional, então escolas e universidades, além do serviço público, não têm atividade presencial.


Confira o que abre e o que fecha no Dia de Tiradentes no Ceará.  


SUPERMERCADOS

  

A orientação da Associação Cearense de Supermercados  (Acesu) é de que os supermercados do Estado funcionem normalmente na data. 


COMÉRCIO  


Segundo a CDL de Fortaleza, o comércio de rua funcionará normalmente na Capital, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho. Pelo atual decreto, as lojas do Centro podem abrir de 10h às 16h.


SHOPPINGS 


O Governo do Estado estabeleceu que os shoppings, incluindo praça de alimentação, só podem operar entre das 12h às 18h, com limitação de 25% da capacidade. Seguindo essa regra, cada centro comercial estabelece se funciona neste feriado.  


A rede RioMar, que inclui as unidades Kennedy e Fortaleza (Papicu), informou que as lojas, quiosques e operações de alimentação dos shoppings estarão abertas. As atividades de serviços essenciais, tais como supermercados, farmácias e veterinária, têm funcionamento em horários especiais.  


O Centro Fashion informou que também funcionará normalmente das 12h às 18h, seguindo horário estipulado pelo decreto estadual. A Feira Digital, plataforma de vendas on-line do centro comercial, também segue em funcionamento.


No shopping Del Paseo, lojas, quiosques e praça de alimentação funcionam das 12h às 18h. O supermercado São Luiz funciona das 7h às 20h. Demais serviços, como lotérica e petshop, abrem às 10h.


Já no Shopping Iguatemi as operações de lojas e quiosques, das praças de alimentações, restaurantes e quiosques de alimentação, serão das 12h às 18h. Outros serviços funcionam em horários específicos, como o supermercado Extra, que abre às 7h e fecha às 22h, e a lotérica, que funciona das 10h às 18h.


As lojas, quiosques e praça de alimentação do North Shopping Fortaleza, do North Shopping Jóquei, do Via Sul Shopping e do North Shopping Maracanaú também funcionam normalmente na data, obedecendo ao horário determinado pelo Governo do Estado.


Os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais nas unidades, como supermercados e clínicas operam em horários especiais, como, por exemplo, o Super Lagoa do North Fortaleza, que abre das 7h às 20h, e lotérica, que opera das 10h às 18h. A loteria da unidade Jóquei também funciona em horário diferente: 10h às 19h.  


O Grand Shopping terá horário de funcionamento especial nesta quarta-feira. Em cumprimento ao decreto de isolamento, lojas, quiosques e operações de alimentação do empreendimento operam de 12h às 18h. Já os serviços essenciais, como as Lojas Americanas e a farmácia Pague Menos, abrem de 11h às 18h.


A reportagem entrou em contato com outros centros comerciais do Estado e aguarda resposta.


RESTAURANTES  


Conforme a orientação do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest/CE) o funcionamento do setor de alimentação fora de casa é normal na data.  


De acordo com o decreto estadual de isolamento, a categoria tem permissão de funcionar das 10h às 16h, com 25% de capacidade de atendimento 


FARMÁCIAS 


As farmácias e as drogarias abrem, por serem serviço essencial, segundo o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE). 


POSTOS DE COMBUSTÍVEIS 


Os estabelecimentos vão funcionar normalmente, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos). 


BANCOS 


O Sindicato dos Bancários do Ceará informou que a data está inserida no calendário de feriados das instituições, então as agências bancárias do Estado não vão funcionar na quarta-feira.   


LOTÉRICAS


A data é ponto facultativo para as lotéricas cearenses, conforme o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce). Ou seja, caberá a cada unidade a decisão de abrir ou não durante o feriado.  


"Por se tratar de semana de pagamento de Bolsa Família, muitos empresários podem optar por abrir, nem que seja por meio período, para evitar aglomerações na quinta-feira", explicou o presidente da instituição, Custódio Albano.  


ENEL   

A Enel Distribuição Ceará informou que montou um esquema de atendimento para o feriado. A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante a data. Operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros estarão trabalhando para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará.  


Na área de atendimento ao cliente, a Central de Relacionamento funcionará 24h por dia, por meio do telefone 0800.285.0196, oferecendo todos os serviços da companhia.   


As lojas de atendimento estarão fechadas nas cidades de Fortaleza, Barbalha, Canindé, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá.    


Os clientes também podem entrar em contato através do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender, ingressando serviços como Falta de Energia, Consulta de débitos, envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes. 


CAGECE

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) também opera em regime de plantão durante o feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira, para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do Estado. 


Quem precisar de atendimento pode recorrer à central telefônica, pelo número 0800 275 0195, à assistente virtual da companhia, Gesse, que atende pelo site da instituição, ou ainda pelo Cagece App, aplicativo gratuito disponível para iOS e Android.  



Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário