![]() |
Da esquerda pra direita: Patrice Brito (oposição), Fernanda Eduardo, Darticleia Machado e Felitita Silva (situação). |
A vereadora Sandra Helena, (oposição) se ausentou antes da foto.
A Câmara de Vereadores de Chaval, pela primeira vez na história, é composta em sua maiorias pelas mulheres. O município, de acordo com dados TRE possuí 5.195 eleitores. Ao todo são 09 cadeiras no parlamentar. A maioria dos votantes escolheu 05 mulheres para exercerem a vereança.
A vereadora Felitita Silva em seus discurso, disse que tem orgulho de fazer parte dessa história e agradeceu ao povo Chavalense. “Somos mulheres guerreiras. É maravilhoso a mulher poder mostrar que não existe diferença entre homem e mulher para ser representante do povo”, pontuou a vereadora que obteve 431 votos.
Na região Norte, a Câmara de Chaval, neste quesito, é referencia. Em Tianguá, durante posse dos eleitos, o vereador Jocélio, em seu discurso, referenciou a proeza das mulheres chavalenses no legislativo municipal em meio ao predomino politico dos homens .
Mulheres eleitas
No país, entre as capitais que tiveram prefeitos eleitos no primeiro turno, em apenas 12% foram eleitas mulheres para comandar o Executivo. No entanto todas as capitais elegeram mulheres para o parlamento..
Carlos Jardel