Duas cidades cearenses já aplicaram todas as vacinas contra a Covid - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 30 de janeiro de 2021

Duas cidades cearenses já aplicaram todas as vacinas contra a Covid

Velocidade da aplicação do imunizante contra coronavírus é considerada por especialistas fundamental para êxito no combate à pandemia. Porém, algumas cidades avançam lentamente: quatro têm menos de 15% de doses aplicadas



A velocidade com que as secretarias de saúde dos municípios aplicam a vacinação contra a Covid-19 é fundamental no combate à pandemia. No Ceará, até ontem (29) já haviam sido imunizadas quase 82 mil pessoas.


Este número, no entanto, quando observado sob lupa, revela realidades distintas. Se por um lado alguns municípios avançam rapidamente no processo, como são os casos de Iracema e Cruz - os dois únicos do Estado a já terem aplicado todas as doses somados os lotes da CoronaVac e AstraZeneca -, por outro, muitos ainda caminham a passos lentos.


Quatro cidades, conforme dados do "vacinômetro" da Secretaria da Saúde do Estado, aplicaram menos de 15% das doses. A infectologista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Mônica Façanha exprime preocupação com aqueles municípios cujo percentual de imunização é baixo, sobretudo "em se tratando de grandes cidades". Maracanaú e Caucaia, ambas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), se enquadram no perfil apontado pela especialista.


"Quanto maior for a população, maior a necessidade de se vacinar rápido e com maior cobertura para que se evite a aceleração do contágio", detalha Façanha.


Em Caucaia, das 12.472 doses recebidas, somente 1.858 foram aplicadas, representando índice de 14,9%. A assessoria do Município, no entanto, contesta os números. "Estão desatualizados", informou. Segundo dados de Caucaia, "até ontem já tinham sido vacinadas 3.869 pessoas e recebemos 8.884 doses, o que representa índice de 43%".


Diário do Nordeste