Maciço de Baturité é atingido por pequeno asteroide; queda causa forte estrondo na região - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 10 de outubro de 2020

Maciço de Baturité é atingido por pequeno asteroide; queda causa forte estrondo na região

Moradores de várias cidades do Maciço do Baturité narram ter escutado um forte estrondo na manhã deste sábado (10). Embora houvesse especulações entre os populares de que se tratasse de um trovão, ou mesmo da queda de uma aeronave, o fenômeno foi provocado por um pequeno asteroide que entrou na atmosfera da Terra, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). O barulho forte e alto assustou moradores de Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Redenção, Palmácia e Guaramiranga.

De acordo com relato do astrônomo, Lauriston Trindade, da Bramon, o objeto foi avistado ao sul de Fortaleza próximo da região do Maciço onde se deslocou no sentido noroeste.

"Houve uma forte explosão por volta das 6h50 da manhã, quando vários moradores da região escutaram essa explosão. Acreditamos que seja um pequeno asteroide que entrou na atmosfera da Terra sobre o Maciço de Baturité. Nós da Bramon estamos levantando mais dados, temos algumas imagens de satélite, que registram a extensão deste fenômeno. Estamos tentando coletar mais relatos e vídeos para tentar determinar a trajetória, afirmou. 

Para o astrônomo, o tamanho e o impacto do objeto confirmam que se trata de um asteroide. 

“A partir de um metro de diâmetro já é considerado oficialmente um asteroide. A gente vai tentar calcular a massa dele porque existem estações de infrassom pelo mundo que podem ter registrado também esse som. Foi um pequeno asteroide, a gente tem convicção pela magnitude, pelo poder que ele teve, de que se trata de um objeto relativamente grandinho”, avaliou Trindade. 

Informações do Diário do Nordeste.