Eleição municipal: saiba quais são as recomendações e protocolos sanitários para o dia de votação - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Eleição municipal: saiba quais são as recomendações e protocolos sanitários para o dia de votação

As eleições municipais em todo o Brasil ocorrem em 15 de novembro, quando os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Por causa da pandemia, algumas mudanças foram definidas para o processo de votação. A biometria, por exemplo, não será exigida nesta eleição. Assim, eleitores que não tiveram título suspenso poderão votar mesmo sem o registro biométrico. A coordenadora de eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, Edna Saboia, destacou alguns protocolos sanitários que devem ser adotados para evitar a propagação da pandemia.

Entre as alterações para a eleição 2020, destaca-se a ampliação do horário de votação. Este ano, ele terá início a partir das 7 horas e segue até 17 horas. O acréscimo foi de 1 hora para evitar aglomerações nos locais de votação, segundo explica a coordenadora de eleições do TRE. “Teremos horário reservado ao eleitor de grupo de risco, que tenha mais de 60 anos. Esses eleitores representam 20% do eleitorado do País, então o horário de 7h às 10h vai ficar reservado para as pessoas do grupo de risco”, comenta Edna.

Ela frisa que, embora esse horário esteja reservado, idosos continuarão com atendimento preferencial durante todo o dia da votação. Os procedimentos e protocolos a serem adotados no dia da votação foram estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de uma consultoria sanitária formada pelos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e a Fundação Oswaldo Cruz. Esses protocolos consideram o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os mesários e colaboradores.

No Ceará, são cerca de 100 mil colaboradores, incluindo auxiliares e delegados de prédios. Eles usarão máscaras descartáveis, a serem trocadas ao longo do dia da votação. E terão disponível álcool em gel para higienização das mãos, que será utilizado também pelos eleitores. Também haverá álcool líquido para higienizar o ambiente. O TSE também definiu que as salas tenham demarcadores de pisos, para indicar o espaçamento entre as pessoas.

Informações do Diário do Nordeste.