A Secretaria da Saúde de Barroquinha, por meio das Equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), está realizando diversas ações da Campanha Setembro amarelo por todo o município. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Profissionais e usuários assistidos pelas Unidades de Saúde Sede II, UBS de Araras e UBS Bitupitá I, e da UBS de Chapada trataram da temática de forma bastante enfática, discutindo o problema e apresentando caminhos para prevenção do suicídio por meio de dinâmicas, oficinas, passeatas e rodas de conversas. Trabalhando de forma intersetorial, a Secretaria de Saúde também deu uma formação sobre o referido tema aos Agentes de Desenvolvimento Infantil do PADIN, e ainda realizará palestras para os alunos da escola de Ensino Médio Jaime Laurindo.
Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. Dada a importância e seriedade do problema, a gestão municipal da saúde compreende que é a educação em saúde a principal forma de compartilhar informações para quebrar tabus e conscientizar a sociedade.
Hoje
Dia 18, quarta-feira, à partir das 14:00 da tarde: palestra com os profissionais da especialidade em saúde família e comunidade da unidade básica de saúde do sede I, convidada: Psicóloga Beatriz Azevedo
Amanhã
Dia 19 quinta-feira das 15:00: Roda de conversa com o grupo de práticas corporais da unidade básica de saúde do Sede III.
Informações da secretaria de Saúde de Barroquinha