Grupo Espirita São Francisco promove palestra: A importância do autoconhecimento para a reforma intima - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 30 de maio de 2019

Grupo Espirita São Francisco promove palestra: A importância do autoconhecimento para a reforma intima

O Grupo Espirita Francisco de Assis de Camocim (GEFA) traz novamente a Camocim, o palestrante e expositor espirita Jayme Magalhães, para apresentação do tema: A importância do autoconhecimento para a reforma intima. O evento acontecerá sábado, dia 1 de junho, às 19h, na sede do Centro Espirita: Rua Antonieta Prado, 1960, Bairro Nossa Senhora de Fátima, Camocim-CE.

Jayme Magalhães, que é pesquisador e palestrante espirita, formado em psicologia e pós graduando em psicologia Jungiana, tratará sobre autoconhecimento como ferramenta imprescindível para a reforma intima, que é fundamental para a evolução da humanidade, como assim preconiza o espiritismo. É preciso despertar em nós a necessidade de conhecer nosso íntimo, objetivando nosso processo de autotransformação. Por este motivo que a reforma intima proposta pela filosofia espírita é intima, devendo atingir nossa essência através da nossa força de vontade e persistência visando domar as más inclinações que todos estamos sujeitos.


O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. Na verdade, isto se trata de estar ciente de si mesmo, de suas emoções, atuando de modo reflexivo e em harmonia com todos aqueles que nos rodeiam. Nós entendemos a nós mesmos e, ao mesmo tempo, respeitamos e entendemos aos outros, mas isso não quer dizer que temos o direito de defender as nossas necessidades, mas sim de agir de acordo com nossos sentimentos e valores.

“O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual”, Santo Agostinho.

O autoconhecimento nos dá a habilidade de saber como e onde agem nossos pontos frágeis e até a quem atribuímos nossas emoções e sentimentos, facilitando-nos compreender melhor os que nos rodeiam. 

Caminhar no processo de autoconhecimento significa desenvolver gradativamente o respeito aos nossos semelhantes, impedindo que façamos projeções triviais e levianas de nossas deficiências nos outros.

“o grande desafio contemporâneo para o homem é o seu autodescobrimento. Não apenas a identificação de suas necessidades, mas principalmente da sua realidade emocional, das suas aspirações legítimas e reações diante das ocorrências do cotidiano”, Joana de Angelis.

Informações do GEFA