Sem méritos da prefeita, Camocim lotou mais uma vez no réveillon - Revista Camocim

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Sem méritos da prefeita, Camocim lotou mais uma vez no réveillon


Camocim esteve lotado de visitantes? Sim! Foi graças ao trabalho da esquipe da prefeita Monica? Não! Na realidade, essa multidão passou a frequentar Camocim ainda no governo do ex-prefeito Chico Vaulino, que criou a festa de réveillon na cidade, inclusive com atrações musicais em praça pública (Beira Mar - Odus) e com queima de fogos em dois pontos do Rio Coreaú, chamando atenção do público da Capital, Sobral, demais cidades vizinhas e estados próximos, como Piaui, Rio Grande Norte e outros.

Quando a prefeita Monica Aguiar assumiu o comando do Município acabou com a festa pública. E o setor privado passou a tomar conta do evento, privatizando-o com foco na Praia do Maceió. Além disso, os restaurantes e barzinhos da Orla de Camocim também passaram a investir na contratação de bandas locais para animar seus respectivos ambientes e garantir a festa de visitantes e do público local.

- Só pra lembrar: na gestão Vaulino, até mesmo as bandas para animar o público dos restaurantes, lanchonetes e barzinhos existentes no perímetro próximo a antiga Estação Ferroviária, na Beira Mar, chegaram a ser garantidas pela prefeitura.

Como as portas para o réveillon já haviam sido abertas pelo ex-gestor Vaulino, tudo o que a atual prefeita de Camocim fez, de lá pra cá, foi apenas garantir a queima de fogos, e nada mais!. Até mesmo no que diz respeito a infraestrutura da cidade, como a reforma da Beira Mar, que é o principal cartão postal do Município, quase não teve fim!. Para se ter ideia, somente no final de 2018, por exemplo, a pavimentação asfáltica da Beira Mar foi concluída, depois de muitas criticas, inclusive do vereador Ricardo, quando era da base da oposição, agora aliado da prefeita e atual Secretário do Turismo.

Com a retirada da festa com bandas na Praça do Odus, muitas famílias, espontaneamente, sem condições de participarem dos eventos particulares, passaram a festejar a virada no ano por toda a extensão do calçadão da Beira Mar, levando de casa suas bebidas, cadeiras e mesas para realizarem assim as confraternizações. No Mirante da Praia das Barreiras, paredões particulares passaram a fazer a festa.

Mas, inegavelmente, quem tem atraído visitantes para Camocim no réveillon tem sido a Mãe Natureza, que resolveu presentear a cidade com o maior litoral do Ceará, um lindo Rio no Coração da cidade, dunas, manguezais e lindas lagoas. Tudo isso somando-se ao jeito hospitaleiro do povo camocinense.

O governo Monica, apesar de insinuar-se, nesse sentido, não leva mérito algum. O que lhe compete é a simples manutenção da infraestrutura, e mesmo assim tem deixado muito a desejar. Camocim tem potencial para sediar o maior réveillon do Ceará e despontar no cenário turístico de vez. Mas ainda está longe, muito longe de se chegar a esse objetivo.

Por fim, muitos barzinhos, restaurantes e barracas não deram conta do recado; faltou mesas, cadeiras, comidas...

Conheço um secretário da prefeita que disse, por exemplo, que seu projeto é trazer bandas nacionais para Camocim para estes tipos de evento...

Carlos Jardel