"Defendam os fracos, não aceitem a covardia contra os pobres e os pequenos". No 1º Domingo da Quaresma, o Pe. Julio Lancellotti propõe que as pessoas mudem e deixem de ser mudas. Durante a homilia, ele criticou duramente o machismo, a cultura do estupro, a homofobia...
(Igreja Povo de Deus em Movimento)
Em tempo
Está ficando cada vez mais raro padres interessados na vida do povo, nos problemas do povo, sobre tudo dos pobres e excluídos.
Padres despreparados, com sermões medievais, que geram sonolência na assembleia, com ensinamentos ultrapassados, subestimando e afrontando a inteligência evoluída do povo e do tempo.
Padres que vieram para ser servido e não para servir!
Uma triste constatação de que muitos, infelizmente, optam por um sacerdócio burguês, preguiçoso, autoritário, personalista e moralista (de falsa moral) desconectado do Evangelho de Jesus e até mesmo da doutrina da Igreja.
E o pior é que a safra de seminaristas que vem por ai, não trazem boas perspectivas. A se observar pela postura dos mesmos no período de formação, aparentando ter um "rei na barriga", ar de superioridade e uma vaidade descabível, ridícula e digna de repulsa. Logo, ao se ordenarem, tão cedo já ensaiam a arrogância com os leigos menos instruídos. É como se já sentissem o peso do poder institucional que a batina lhe confere.
Carlos Jardel