CAMOCIM NO COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CAMOCIM NO COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes não dá Samba! Com esse slogan, a cidade de Camocim realiza mais uma campanha de esclarecimento da população sobre a importância da atenção para com a questão da violência sexual que vitimiza milhares de crianças e adolescentes brasileiros anualmente. Embora o enfrentamento da questão tenha avançado no município, meta reconhecida pelo UNICEF, que concedeu o Selo de Município Aprovado, Edição 2013 – 2016, a questão ainda demanda uma grande mobilização para a identificação de casos, proteção das vítimas e denúncia dos agressores.


Neste sentido, a prefeitura municipal de Camocim realiza mais uma vez um verdadeiro mutirão de esclarecimento e sensibilização da população, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o apoio do CRAS I e II – Centro de Referência da Assistência Social, Polícia Militar, Conselho Tutelar, AEPETI – Ações Estratégicas de Políticas de Enfrentamento do Trabalho Infantil, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Guarda Municipal, SUTRAN – Superintendência de Trânsito.

A programação é composta de diversas ações, sendo que nesta quarta-feira (22), será realizada a distribuição de panfletos e colagem de cartazes da campanha no centro comercial e na zona rural. Já na sexta e sábado (24 e 25), serão realizadas blitz educativas em ruas e avenidas no centro da cidade.

Abuso

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Joseane Araújo (Aninha), é importante que todos os cidadãos estejam alerta na identificação de possíveis casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, “a violência pode acontecer tanto dentro quanto fora do ambiente familiar e atingir meninos ou meninas”. Tão importante quanto estar atento é denunciar, atesta Joseane, “se você perceber sinais tais como: mudança brusca de comportamento, de hábitos alimentares, agressividade, tristeza, manchas ou arranhões pelo corpo, roupas rasgadas e manchas de sangue, procure o serviço médico e denuncie”.

Conforme a cartilha Aprendendo a Prevenir: Orientações para o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (DF): …O abuso sexual é, na maioria das vezes, um fato mantido em segredo, o que dificulta sua identificação. O sentimento de vergonha, a dependência emocional, o fato de o abusador ser alguém da família, da possibilidade dele ser incriminado e submetido a penalidades legais, além da condição de provedor econômico são fatores que podem contribuir para a não revelação da situação. (pg 7).

Os canais para denúncia, em Camocim, são:

190 – Policia Militar
3621-1604 – Conselho Tutelar de Camocim
Disque 100

Informações da prefeitura de Camocim