Apesar de está inscrito no programa, a praia do litoral camocinense não alcançou a pontuação necessária. Já as praias de Moro Branco em Beberibe, Jericoacoara em Jijoca, Praia da Barra Nova em Cascavel, Iracema em Fortaleza e Praia da Lagoinha em Paraipaba todas alcançaram de 50 a 75 pontos, o grau mínimo de exigência para certificação
A avaliação ocorreu em duas etapas. A primeira, nos meses de agosto e setembro, refere-se a checagem das documentações e, a segunda, em outubro e novembro, com a visita aos municípios participantes.
"O objetivo da Certificação Praia Limpa é estimular o cuidado com as praias e desenvolver o turismo que é uma das grandes atividades econômicas do Estado", reforça o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.
Mais
A certificação (Lei nº 13.892/07) é um programa de governo coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, que consiste na concessão de um selo de Certificação Ambiental, aos municípios que aderirem voluntariamente ao programa inscrevendo suas praias, para que sejam avaliadas. O selo de qualidade atesta as condições de higiene / limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa dentro de critérios estabelecidos, conforme a legislação.
Os municípios foram avaliados por meio do Questionário de Gestão da Praia (preenchido pelo município) e do Questionário de Avaliação da Praia, (de responsabilidade da Comissão de Avaliação). A nota final da Certificação Praia Limpa é a soma simples das notas alcançadas. É obrigatório que o município preencha e envie a documentação do Questionário de Gestão da Praia. Caso contrário, o município é desclassificado.A praia do Maceió no município de Camocim não atendeu aos requisitos necessários para obtenção do selo Praia Limpa da Secretária do Meio Ambiente do Governo do Ceará. Para a entrega da certificação, a Secretaria observa as condições de higiene, limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa, em cada praia.
(Via Camocim Portal de Noticias/ Ceará Agora)