O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp anunciou na última terça-feira (5) que todas as mensagens dos usuários passaram a ser criptografadas de ponta a ponta. Isso significa que apenas remetente e destinatários das mensagens são capazes de ler o seu conteúdo.
O novo recurso de segurança, que impossibilita o acesso a quaisquer conversas entre os usuários, faz parte da nova versão do aplicativo. Mas, o que muda realmente para o usuário? O Estado de S. Paulo publicou as respostas:
01 - Como o aplicativo cifra as mensagens?
Por meio de um protocolo chamado Signal, um algorítimo cifra as mensagens de forma que só as chaves armazenadas em seu próprio smartphone e naquele do remetente possam decodificá-la.
02 - A criptografia está disponível para todos?
Não, apenas para aqueles que já atualizaram o WhatsApp para a versão mais recente. As conversas entre usuários de versões diferentes do aplicativo não serão criptografadas.
03 - Como saber se uma conversa está segura?
Basta acessar a página de informações de contato para verificar se a conversa já está criptografada. A opção - que mostra um cadeado fechado em caso positivo - está longo abaixo da opção "Notificações Personalizadas".
Ceará News
