IV MOSTRA ITINERANTE DE CINEMA ENCERRA SUAS SESSÕES EM CAMOCIM - Revista Camocim

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

IV MOSTRA ITINERANTE DE CINEMA ENCERRA SUAS SESSÕES EM CAMOCIM


A IV Mostra de Cinema Itinerante do Ceará encerra nesta semana. A cidade escolhida para receber as duas últimas sessões da temporada 2015 foi à centenária Camocim, localizada no litoral oeste cearense. Nesta segunda (28) e terça-feira  (29), a partir das 19h30, no centro da Praça de Eventos do Odus, serão exibidos ao ar livre dois curtas e um longa-metragem nacional. O acesso é gratuito! 

Durante o dia, a população terá ainda a oportunidade de participar da Oficina de Animação, ministrada pelo professor André Dias, que começa hoje, a partir das 13h30, na sede da Secretaria de Cultura do município. Já na terça, dia 29, a atividade será realizada pela manhã, às 8h, no mesmo local.  

A Mostra teve início no dia 16 de outubro e viaja pelo Ceará com exibições de filmes e oficinas de audiovisual até o dia 29 de dezembro, abrangendo 30 cidades cearenses, totalizando 60 sessões de cinema. Em cada cidade são exibidas, a cada dia, duas produções de curta-metragem e um filme nacional de longa-metragem, e é realizada uma Oficina de Cinema de Animação. O projeto é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em convênio com o Ministério da Cultura (MinC).

O caminhão itinerante já passou pelas cidades de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Russas, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte, Icó, Caririaçu, Barbalha, Missão Velha, Jardim, Penaforte, Jati, Brejo Santo, Ipaumirim, Pacoti, Mulungu, Baturité, Chorozinho, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Trairi, Amontada, Acaraú, Itarema e Jijoca de Jericocoara.

O PROJETO - A Mostra Itinerante de Cinema no Ceará visa contribui para a valorização da cultura do País, bem como das particularidades do Nordeste. Ao levar exibições de cinema a cidades que não possuem salas de projeção, colabora com a democratização do acesso à sétima arte e estimula a formação de plateia para impulsionar a produção audiovisual cearense e brasileira.

OS FILMES DA MOSTRA - Em cada cidade a Mostra seleciona dois curtas e um longa para ser exibido a cada dia, dentre as seguintes produções nacionais:

Longas-metragens: “Colegas” (Dir: Marcelo Galvão), “O Bem Amado” (Dir: Guel Arraes), “Eu e meu guarda-chuva” (Dr: Toni Vanzolini) e “No Coração dos Deuses” (Dir: Geraldo Moraes).

Curtas-metragens: “Sonetos do sertão” (Dir: Márcio del Picchia),“Longitudes” (Dir: Amanda Pontes),“O melhor som do mundo” (Dir: Pedro Paulo de Andrade), “Entulho” (Dir: Mabel Lopes), “O clube” (Dir: Allan Ribeiro), “Cine Zé Sozinho (Dir: Adriano Lima),“Jus” (Dir: Marcelo Dídimo), “Vida Maria” (Dir: Márcio Ramos), “Calangolengo” (Dir: Fernando Miller),“Ba” (Dir: Leandro Tadashi),“Retirantes” (Dir: Maíra Coelho) e “Mãe de Giz” (Dr: Almir Correia).

SERVIÇO

IV Mostra Itinerante de Cinema do Ceará - Até 29 de dezembro em circulação no interior cearense. A mostra teve início no dia 16 de outubro a abrange 30 municípios. Realização: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Ministério da Cultura (MinC). Entrada franca em todas as atividades. Informações: (85) 3252.5401.