"Deus montou sua tenda entre nós, compartilhou dos nossos sentimentos, ouvia pressuroso a nossa voz"
"Impressionou por sua caridade
Chorou com quem chorava demais.
Foi semeando luz e liberdade
Encheu o acampamento de paz"
Aos nossos leitores e amigos, desejo ardentemente que o Natal não se reduza aos comerciais de lojas e empresas - apesar de entender a necessidade de se trabalhar dignamente - mas que também não seja apenas o cumprimento de uma mera rotina religiosa...
Desejo que o Natal seja em nossas vidas, e para a humanidade, uma constante manifestação da ação Libertadora do "Deus Conosco", que nos visita além dos belos templos se sujeitando, por amor, a nos conhecer intimamente nas nossas "tendas" existenciais.
Desejo que as luzes deste Natal que emanam do coração misericordioso do Menino Deus, nos ilumine a vida e clareie nossas ideias para realizarmos no mundo o Natal diário, preferencialmente com os pobres e excluídos da sociedade, que há muito tempo tiveram a dignidade roubada pela ganância de poucos, sujeitados a viverem nas periferias do mundo e da existência humana, humilhados, sem voz e sem vez.
Para que a nossa ceia natalina tenha o sabor que Deus nos dá, lembremos, hoje e sempre, do pai e da mãe de familia desempregados, endividados na aflição do dia a dia, em busca do sustento para seus filhos.
Que, ao brindarmos nesta noite de Natal, o vinho das nossas taças tenha o sabor da esperança dos milhares de pobres atingidos pela seca no nosso Nordeste e na nossa cidade.
Que neste Natal nossa alegria não seja egoísta e nos direcione em oração para as milhares de pessoas que estão sofrendo nos leitos dos hospitais, desesperançados e desenganados, assim como os que estão sofrendo as depressões impostas pelos rigores da perversa conjuntura social.
Que neste Natal nos embriaguemos com a certeza da esperança que temos, que somos e que devemos ser para os aflitos, e que, assim como Deus, armemos a nossa tenda ao lado dos que sofrem.
Compartilho a mensagem simples, mas cheia de significados, que recebemos do Padre Vileci, amigo da cidade de Crato:
"O mais importante não é o que a gente faz, mas com quem a gente faz.
E a razão de um feliz Natal é renascer não para se , mas para os outros".
Por fim, deixo a forte mensagem do Padre Zezinho na música "Shkinah". Vídeo acima.
Feliz Natal!
