PREFEITO DE FORQUILHA PODERÁ DEIXAR DE DISPUTAR REELEIÇÃO POR CONTA DE DOENÇA DEGENERATIVA - Revista Camocim

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PREFEITO DE FORQUILHA PODERÁ DEIXAR DE DISPUTAR REELEIÇÃO POR CONTA DE DOENÇA DEGENERATIVA

Apesar de todos os esforços e contando com ajuda de amigos, o prefeito de Forquilha Gerlásio Loiola, tem encontrado dificuldades em cuidar da própria saúde e da administração do município, por conta de uma doença rara que acometeu nos últimos meses, Esclerose múltipla. Por conta disso, o prefeito Gerlásio Loiola vive um dilema. Ir ou não disputar a reeleição. A decisão será tomada em breve junto com sua família. A doença, de origem genética, teria chegado de forma surpreendente e já teria causado a perda de 20% de um dos olhos do prefeito, que já está sendo acompanhado clinicamente.

O QUE É A DOENÇA

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal (sistema nervoso central). Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com "intrusas", e as ataca provocando lesões no cérebro. O sistema imune do paciente corrói a bainha protetora que cobre os nervos, conhecida como mielina.

Os sintomas variam amplamente, dependendo da quantidade de danos e os nervos que são afetados. A esclerose múltipla (EM) se caracteriza por ser uma doença potencialmente debilitante. Pessoas com casos graves de esclerose múltipla podem perder a capacidade de andar ou falar claramente. A esclerose múltipla pode ser difícil de diagnosticar precocemente, uma vez que os sintomas aparecem com intervalos e o paciente fica meses sem qualquer sinal da doença.

Fonte: blogue do Wilson Gomes, via Politica em Evidência