
Transmissão do melhor que temos para todos. Não à toa nossa cidade tem o seu povo como maior e melhor herança. Povo simples, religioso, obstinado, “pertinaz e lutador” (letra do hino da nossa cidade).
Pessoas: lutadores, escritores, autores, cantores, compositores, pescadores, agricultores, semeadores, moradores e ex-moradores. Pessoas e suas dores. Pessoas e suas alegrias. Pessoas de amor. Pessoas de talento. Filhos ilustres somos todos nós que colocamos a cara no sol todos os dias para fazer o futuro de nossa cidade um caminho melhor.
Somos todos potes de vida. Somos de uma terra que um rio inunda de água doce qualquer amargura do mar. Tenho orgulho em dizer que nasci e me criei nessa terra que tem como quintal uma natureza exuberante. Sinto falta da exuberância de meu povo.
São 136 anos de vida. E durante essa vida, Camocim criou asas; infelizmente tiveram aquelas aves de rapina que cortaram nossas asas. Cresci ouvindo que Camocim é a “terra do já teve”; até certo ponto concordo. Camocim no passado já teve estrada de ferro, já teve cinema, já teve porto, já teve desenvolvimento.
Em contrapartida somos um povo que de uns tempos para cá tem demonstrado cada vez mais a força do camocinense. Nem precisamos ser grandes inventores ou ter grandes investimentos financeiros para isso. Basta que tenhamos a oportunidade para demonstrar o talento de nossa terra.
E o talento de nossa terra começa pelo bom humor, irreverência, sarcasmo, ironia. É isso que nos dá força para continuar lutando e resistindo. Isso que nos auxilia a ver a acidez da vida e adoçar tudo com nosso olhar e nossas palavras. Camocim. Amo-te porque nasci em ti. Ainda que o chão nos separe olho para o céu, garanto que é ele que continua a nos unir.
Comemoremos nossos 136 anos de tudo isso e muito mais. Porque sei que podemos muito e cada vez mais. Aliás, não é à toa que nascemos nessa terra que Deus abençoou. Viva Camocim: Um verdadeiro Pote de Alegria!
Júnior Santiago
Camocinense, graduado em filosofia chancelado pela UFG e atualmente faz teologia na PUC Minas Gerais. Congregação São Pedro Ad Víncula.