Nas últimas semanas, o Partido dos Trabalhadores de Camocim, mas precisamente sua cúpula, tem sofrido pressão para aderir ao grupo do deputado estadual Sérgio Aguiar - inclusive, o vereador César Veras, na última sessão da Câmara, deu por certo esta aliança. Outro membro do PT, que é "metido" a articulador da sigla em Camocim, nos deu a mesma informação, via Facebook - Conforme apuramos com alguns membros do partido, ligados à presidência local, a pressão para que o PT de Camocim se alie ao grupo de Sérgio estaria partindo de membros do Diretório Estadual, baseados na justificativa de que o deputado Sérgio é quem tem "força politica na cidade". Existe uma desconfiança de que o deputado tenha usado de sua influência politica junto aos membros do Diretório Estadual para forçar esta aliança em Camocim, inclusive a pedido do próprio Governador, Camilo Santana, cuja campanha eleitoral na cidade foi coordenada pela prefeita Monica e pelo próprio deputado Sérgio.
Ainda conforme apuramos, o presidente do PT de Camocim, Geovane Oliveira, e a vice-presidente Shirley, estão ameaçando deixar a sigla caso a pressão continue. Outros filados também ameaçam abandonar o partido, inclusive o recém filiado, o ex-vereador Régis da Ipu.
"Em Camocim o PT tem Diretório, ou seja, tem autonomia para decidir seus próprios rumos, mas o presidente Geovane parece estar indisposto para o confronto com o comando estadual", disse ao blogue um filiado do PT que pediu para não ter seu nome revelado.
Traidor
Um filiado local, cujo nome não foi revelado, também estaria agindo como um articulador em favor da aliança com o deputado Sérgio. Este filiado, "sempre agiu de forma tendenciosa e interesseira traindo a confiança dos companheiros, tudo isso por que pretende ganhar um emprego nas "tetas" do Estado, disse ao blogue uma fonte que também pediu para não ser identificada.
Historicamente o PT em Camocim sempre foi oposição ao grupo de Sérgio Aguiar. Na última eleição municipal a sigla foi cabeça de chapa lançando o candidato a vice-prefeito, Kennedy da Coelce, pelo grupo liderado pelo ex-prefeito Chico Vaulino.
Em fevereiro deste ano, durante evento comemorativo dos 35 anos do PT no Brasil, o presidente Geovane chegou a declarar que " O PT em Camocim é oposição ao governo da prefeita Monica Aguiar" e que além da postura de oposição iria trabalhar para fortalecer as forças oposicionistas, chegando a anunciar Régis da Ipu e o professor Mário Roberto como nomes potenciais para possíveis candidaturas em cabeça de chapa.
O Revista Camocim também apurou que o deputado Sérgio Aguiar tem tentado a qualquer custo se aproximar do PT, e numa destas tentativas, através de um filiado local, conseguiu se reunir com o presidente Geovane e outros membros da presidência, na tentativa de formalizar a aliança. Na reunião, Sérgio teria apresentado suas propostas para ajudar o partido na cidade, inclusive ajudando a eleger um vereador, com uma única objeção, que este não seja o ex-presidente da Câmara Régis da Ipu e que o PT rachasse com Chico Vaulino. O presidente Geovane após ter ouvido as propostas agradeceu mas não aceitou.
A presidência do PT nos últimos meses tem buscado fortalecer a aliança com o ex-prefeito Chico Vaulino, visando as eleições do próximo ano (2016). Neste sentido estiveram reunidos recentemente construindo estratégias.
Tentamos entrar em contato com o presidente Geovane para comentar sobre o assunto, mas as ligações não completaram. A última informação que tivemos é que nos próximos dias ele (Geovane) irá se manifestar oficialmente sobre o caso.
Carlos Jardel