No vídeo é possível ver o uso de munição letal contra os manifestantes e a violência adotada pelos policiais. A ação surpreendeu a todos pela desproporção da reação policial, que chegou atacando quando já estava em curso uma negociação com a PM e gerência da Receita Federal. Os 4 presos foram liberados sob fiança e dois deles responderão por tentativa de homicídio contra policiais.
Por Comunicação do MPA
Segue a nota , extraída do site do MPA.
O MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores expressa seu repúdio a ação policial contra os Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, no dia 03 de agosto em Ji Paraná – Rondônia, durante Jornada Nacional de Luta. Eram famílias, que mesmo sempre ignoradas pelo modelo agrícola e agrário desse país resistem as ganancias do latifúndio e seguem produzindo alimentos que vão pra mesa de todos, do campo e da cidade, lutando para que seus, e nossos, filhos e filhas não tenham que roubar, prostituir-se, contrabandear... para sobreviver.
A polícia foi truculenta, agressiva e racista nesta ação. REPUDIAMOS esta ação e externamos nosso apoio de SOLIDARIEDADE INCONDICIONAL à luta pela terra pela REFORMA AGRÁRIA e ao MST.
Terra para quem nela vive e trabalha!
Se o camponês não planta a cidade não janta!
Não ao latifúndio.
Não ao agronegócio!
Não a toda forma de repressão contra quem luta por direitos e pela vida!
Por Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA
