A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá iniciar nas próximas semanas uma série de viagens pelo Nordeste, em agenda positiva, para tentar recuperar o prestígio da imagem diante do eleitorado da região. Conforme O POVO apurou, o Ceará está na agenda.
Historicamente mais simpático ao PT, o Nordeste é a região do País que proporcionalmente mais deu votos ao partido nas eleições presidenciais de Lula e Dilma. Enfrentando uma crise econômica e política, a popularidade da presidente foi abalada também na região, acompanhando os baixos índices do Sul e Sudeste.
A presidente anunciará programas e reforçará marcas populares do primeiro mandato durante as viagens. A ideia é também manter diálogo com os movimentos sociais ligados ao Partido dos Trabalhadores. Os eleitores nordestinos foram decisivos para a vitória da petista na eleição do ano passado. Nos nove Estados, Dilma obteve cerca de 12 milhões de votos a mais que o então adversário do PSDB, o senador Aécio Neves. Recentemente, os governadores da região assinaram um manifesto de apoio conjunto à presidente da República.
O contra-ataque de Rousseff também deverá ser realizado pela televisão. Já na próxima semana, um programa de TV será veiculado. O mote é a defesa do PT e do governo sob o argumento de que a situação está ruim, mas ainda é melhor que antes dos últimos 13 anos de administrações petistas.
O POVO