CEARÁ COMEMORA ABOLIÇÃO NO ESTADO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 24 de março de 2015

CEARÁ COMEMORA ABOLIÇÃO NO ESTADO

 O Ceará comemora com um feriado, amanhã (25), a declaração da Abolição da Escravatura, realizada em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, tornando o Estado a primeira província a decretar, oficialmente, o fim da escravidão no Brasil.

Embora a data oficial seja 25 de março de 1884, alguns historiadores consideram que o evento ocorreu no dia 1º de janeiro de 1883, em frente à Igreja Matriz, na Vila do Acarape, atual município de Redenção, em um ato marcado pela entrega das cartas de alforria às 116 pessoas escravizadas ali existentes, na presença de José do Patrocínio e de outros abolicionistas.

O parlamentar Lula Morais, autor do requerimento que transformou o dia em Data Magna, na época de sua criação, destacou que é uma prerrogativa do Poder Legislativo destacar e evidenciar, do ponto de vista histórico, o ato que homenageia.

Mesmo não tendo sido decisivo, o movimento abolicionista cearense contribuiu para a libertação. Um dos membros do movimento foi Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar, por ter se recusado a transportar para os navios negreiros os escravos vendidos para o sul do País.

Informações do Diário do Nordeste