Agentes de pastorais e movimento da Paróquia Senhor Bom Jesus dos navegantes de Camocim participarem ontem de uma palestra sobre o tema da campanha da fraternidade deste ano - Fraternidade: Igreja e Sociedade. Lema: Eu vim para servir.
De acordo com o professor Paulo Clesson, da Escola Catequética da Diocese de Tianguá, e assessor de movimentos e pastorais da Paróquia de Camocim, a exemplo das demais campanhas propostas pela CNBB, o tema deste ano propõe fortes reflexões sobre o papel da Igreja na sociedade contemporânea, cujo "Estado é laico e plural". Ainda conforme o professor, é preciso entender que a Igreja, apesar da importância e do peso moral e ético que exerce, é apenas mais uma voz na sociedade entre tantas, e que deve passar pelo processo de "conversão pastoral " para entender melhor o real significado "do servir", e que isso implica em anunciar a proposta de Jesus para a sociedade, denunciando todo o sistema que agride a dignidade humana, sobre tudo os mais pobres, que precisam de saúde e educação de qualidade, moradia digna etc.
O professor também destacou a importância dos cristãos nos espaços sociais de discussão politica e a participação nos partidos políticos, conforme orienta a Igreja através dos seus documentos.
A Missa de abertura da Campanha da Fraternidade na Paróquia acontecerá no próximo domingo, às 18h, na Igreja Matriz.
Carlos Jardel

