DOIS AÇUDES SANGRAM NO CEARÁ E EMOCIONA POPULAÇÃO - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DOIS AÇUDES SANGRAM NO CEARÁ E EMOCIONA POPULAÇÃO

Dois açudes localizados na Região Metropolitana de Fortaleza começaram a sangrar nos últimos dois dias. As imagens emocionaram os moradores das áreas próximas. “[Eu tenho] muito prazer em ver o açude sangrar desse jeito. Se não me engano, faz quatro anos que ele não sangra. É muito bom ver isso”, disse o fiscal Franciné Ferreira, sobre o açude Gavião, localizado na cidade de Pacatuba.

Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Pacatuba, na Região Metropolitana, foi a cidade que recebeu o maior volume de chuvas do mês de fevereiro, foram 325 milímetros. Fator que contribuiu para a cheia do açude Gavião, o qual não sangrava desde 2011.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), que monitora os 149 açudes cearenses, afirmou que o Gavião esteve sempre com 90% da capacidade. Agora, com a cheia, é o único em “situação confortável” no estado. O Gavião é abastecido pelos açudes Riachão e Pacoti, e completa o abastecimento de água potável da Grande Fortaleza.

Um outro açude sangrou entre quinta-feira (26) e esta sexta (27), foi o Santo Antônio do Pitaguary, em uma reserva indígena de Maracanaú, também na Região Metropolitana. As imagens foram enviadas por um morador da área que não esconde a alegria ao ver a água transbordando.

De acordo com a Funceme, a média histórica de chuvas para Fortaleza no mês de fevereiro é de 127 mm, mas, até esta sexta-feira, choveu apenas 97 mm na capital cearense. A Região Metropolitana, no entanto, tem recebido um volume maior de chuvas.

Fonte: G1 Globo.