Começa hoje o carnaval em Camocim, assim como em várias regiões do Brasil, e o desejo é que, picuinhas e debates políticos a parte, tenhamos uma boa folia, marcada pelo respeito para com o próximo durante estes 04 dias de animação, que se encerará na quarta-feira de cinzas.
As dicas são as de sempre: nada de excessos nas bebidas alcoólicas e no trânsito, respeitar a natureza zelando com o meio ambiente. E é bom que a máxima popular que diz "no carnaval ninguém é de ninguém" seja considerada apenas o que realmente é, uma frase sem sentido, pois todas as pessoas carregam o sentimento de pertença própria, e nisso se inclui, além das relações matrimoniais ou qualquer outro tipo de convivência a dois, anseios e sonhos de vidas que não podem ser usurpada pelas tentativas eufóricas de respeito, ou mantidas preconceituosamente nas relações intimas e inesperadas, tipicas do carnaval, e que estas sejam reciprocas de afeto e tidas de forma responsável, para que não venham gerar traumas no futuro e nem filhos órfãos de pai e mãe ou até mesmo um aborto clandestino.
Os brincantes não podem esquecer que muitas pessoas não curtem o carnaval, e outras, apesar de curtirem, não vão poder comparecer na festa por que se encontram em leitos de hospitais e em casa se recuperando de enfermidades, por isso é bom lembrar que carnaval não é sinônimo de desrespeito às leis e muito menos de descumprimento de regras de boa convivência. Por tanto, evite aumentar o volume dos paradões em locais impróprios (na vizinhança), até por que outras pessoas, ao contrário de quem está se divertindo, trabalham intensamente durante o carnaval e precisam descansar.
Evite ruas isoladas e escuras, principalmente se estiver andando sozinho. Neste período, muitos assaltantes e viciados aproveitam para tentar fazer a "festa dos horrores"..
Sempre observe a movimentação das crianças nas praias, piscinas e demais locais onde o fluxo de pessoas e veículos é grande.
Em fim, não esqueça de economizar água. Beba o suficiente, mas não desperdice, pois ela está cada vez mais escassa, e muitos não a tem para beber e atender as demais necessidades.
Aproveite e divirta-se com muita responsabilidade.
Carlos Jardel