A presidente Dilma Rousseff tem 39% das intenções de voto na corrida presidencial, segundo pesquisa Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira (12) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).Em segundo lugar na pesquisa, a ex-senadora Marina Silva tem 31%, e é seguida pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece com 15%.
Na última pesquisa realizada pelo Ibope, contratada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela Rede Globo e divulgada no começo do mês, Dilma estava com 37%, enquanto a candidata do PSB tinha 33% das intenções de voto — ou seja, a diferença entre as duas subiu quatro pontos e chegou a oito. Aécio permaneceu com os mesmos 15% desde a última pesquisa.
No cenário de segundo turno entre Dilma e Marina, a pesquisa registrou empate técnico, com 43% para Marina e 42% para Dilma. O resultado confirma as últimas pesquisas de intenção de voto sobre a corrida presidencial. Na última quarta-feira (10), pesquisa Datafolha também apontava empate técnico entre as duas candidatas no segundo turno. O mesmo resultado foi apontado por pesquisa CNT/MDA um dia antes.
Rejeição
A pesquisa aponta que Dilma tem a maior taxa de rejeição — baseada no percentual dos que disseram que não votam nela de jeito nenhum. No caso da presidente, 42% não votariam em Dilma de forma nenhuma. Aécio aparece em segundo no quesito rejeição, com 35%. Marina é a terceira, com 26%.
O Ibope entrevistou 2.202 pessoas entre os dias 5 e 8 de setembro em 144 municípios. A pesquisa foi contratada pela CNI e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00593/2014.
R7.com