A CRISE DE BOAS REFERÊNCIAS NA POLITICA - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 26 de agosto de 2014

A CRISE DE BOAS REFERÊNCIAS NA POLITICA

Por César Rocha

Estamos diante de uma verdadeira crise de boas referências na política brasileira, fenômeno que se estende já algum tempo. Há uma falta de credibilidade reinando no cenário político, perfeitamente compreensível diante dos incontáveis escândalos, falcatruas e mentiras que já fazem parte de nosso cotidiano. Frases como estas: "Agora vai ser diferente...", "Somos a mudança que o Brasil precisa..." vão se proliferando mais uma vez em propagandas de toda sorte, verdadeira poluição sonora e visual. Não que sejamos contra a legítima propaganda eleitoral, contudo, venhamos e convenhamos, extrapolaram todos os limites de paciência e tolerância do heroico povo brasileiro.

Chegou a tal extremo que, o ato de votar, arma poderosa da vilipendiada democracia, tornou-se um dilema, uma interrogação que "desassossega o juízo" dos que levam a sério esse ofício. Eu mesmo me deparei várias vezes com a seguinte inquietação: "Pelo amor de Deus, em quem devo votar dessa vez?"

Os antigos diziam que um homem de respeito é um homem de PALAVRA! Princípio interessante e pouco aplicado na política brasileira. O que mais nos assombra hoje é exatamente o espírito maquiavélico com que os profissionais da politicagem e os marqueteiros de plantão manobram as palavras, tornando-as sedutoras, ardis e venenosas. Cada detalhe é importante no afã de conquistar eleitores.

Alguém poderia bradar: "Isso é pessimismo..." Prefiro usar outro termo: SENSATEZ! Nem tudo são sombras! Em meio a tantos sinais de morte, nos deparamos com pequenas gotas de esperança aqui e acolá, alimentando os nossos sonhos e as nossas utopias. Que alegria perceber que ainda existem verdadeiros políticos com "P" maiúsculo fazendo de suas vidas uma expressão perene de luta e amor ao nosso país. Certamente, esses fazem a diferença e o Brasil sem eles não seria o mesmo.

É urgente separar o trigo do joio, se quisermos que a democracia e o orgulho de ser brasileiro voltem a brilhar nessa pátria tão maltratada, e potencializar as iniciativas que visem reformular as regras do jogo político.

Votar com responsabilidade e decência, nesse momento histórico, é a maior expressão de amor que podemos oferecer a esse país.