POLITICA CE: AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA - Revista Camocim

terça-feira, 1 de julho de 2014

POLITICA CE: AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA


Todo mundo sabe que foi Tasso Jereissati, quando governador do Ceará, que lançou Ciro Gomes em nossa política, que lançou seu irmão Cid Gomes. Os anos passaram e essa lealdade se manteve. Até 2010, quando Cid, ao tentar a reeleição para governador, "vendeu a alma" aos chefes do PT e firmou apoio a Eunício Oliveira e José Pimentel, os "senadores do Lula". Aliança que enfraqueceu Tasso, que ficou fora do Senado, sendo sua primeira derrota na carreira política.

No "vale-tudo" pelo Poder, muitos se perguntaram da "trairagem" dos irmãos Ferreira Gomes para com o "galeguim dos zói azul", e se teria volta. Pois é, teve. Eis que chegamos em 2014, e então Eunício Oliveira, raposa velha da política do PMDB, não levando muita fé nos aliados de Cid, e temendo perder parte de seu controle no Estado, resolve-se lançar candidato ao Governo do Ceará. E como não teve resposta positiva de Cid e Ciro, cogita parceria com Roberto Pessoa e o próprio Tasso, atuais opositores do governador, que por sua vez, escolheu o deputado Camilo Santana para sucedê-lo (vendendo a alma aos petistas novamente). Fatos confirmados após as convenções de ontem (29/06).

O "Senador do Cid" em 2010 pode agora ser o seu algoz. E detalhe: tanto Eunício como Camilo irão apoiar a candidatura de Dilma Rouseff à reeleição. E Tasso, aliado e correligionário de Aécio Neves, como fica? E Lula, junto com a turma do PT, como irão se posicionar vendo dois aliados se digladiarem numa guerra eleitoral? A política é cheia de idas e vindas, mas com uma máxima: Quem bate esquece, quem apanha não. 

Aqui se faz, aqui se paga. A questão é: Quem, em 2018 ou depois, irá "puxar o tapete" de Eunício Oliveira? Se você leu este texto e não é eleitor do Ceará, você é uma pessoa de sorte.