JNL: A EXPERIÊNCIA DE LEVAR O AMOR DE DEUS AOS IRMÃOS PELAS RUAS E PRAIAS - Revista Camocim

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

JNL: A EXPERIÊNCIA DE LEVAR O AMOR DE DEUS AOS IRMÃOS PELAS RUAS E PRAIAS

"A terceira edição do JNL Ceará se realizará entre os dias 8 e 12 de janeiro na cidade de Camocim e aguarda por cerca de 150 jovens para atuarem na missão querigmática de evangelizar pelas praias"

Quem nunca teve a oportunidade de andar pelas praias abordando as pessoas com um ‘’Jesus te ama”, não sabe descrever a emoção que um missionário já viveu ao participar do  projeto Jesus no Litoral, uma das missões que a RCCBRASIL realizou na JMJ e um dos eventos mais esperados pela juventude carismática, dos estados litorâneos.

Renata Rodrigues, da cidade de Granja/CE, conta como foi que começou sua história de amor com a missão JNL:

“Revendo as fotos da 1ª primeira edição, me passa um filme: a apresentação do projeto, a tensão de passar pela avaliação do núcleo estadual do Ministério Jovem pra conseguir pregar o Querigma em três minutos, desafio né? Mas nós aprendemos que é possível e aprendemos que podemos ir além quando estamos juntos com o Senhor. Lembro-me da chegada em Camocim/CE, tanta gente diferente, desconhecida, a princípio, e que se tornaram tão importantes, laços de amizade que permanecem, porque a amizade edificada em Cristo permanece. O arrastão, que arrastou Camocim mesmo, os olhares curiosos para entender o que estava acontecendo na cidade, os sorrisos, o brilho no olhar das pessoas. Aprendi na missão Jesus no Litoral que um ‘Jesus te ama’ pode mudar a vida de alguém. Aprendi que um sorriso sincero também é capaz de transformar a tristeza em alegria e que muitas pessoas dependem do nosso sorriso. E a invasão na praia? Ah, a invasão na praia! Último dia de Jesus no Litoral, todos cansados fisicamente, e sem voz, mas a alegria do Senhor sempre será a nossa força, por isso nós vamos além!


Passou também a 2ª edição, numa dimensão muito maior que a 1ª, e eu com uma missão maior, assumindo a coordenação da comunicação, que por sinal me surpreendeu positivamente! E agora a 3ª edição está chegando, em 2014. A ansiedade ainda é a mesma da 1ª, isso porque a cada missão um novo desafio nos é concedido e também porque o Espírito Santo nos inquieta pra servir. Só quem viveu o Jesus no Litoral consegue entender essa experiência fantástica com o amor de Deus: levar o Cristo aos mais necessitados, às casas, à praia, ao presídio, ao hospital, e tantos outros lugares".

 Agradeço a Deus as oportunidades de ter vivido, 1ª edição e 2ª edição Jesus no Litoral Ceará, Jesus na Serra, Semanas Missionárias em Granja, Jesus no Litoral edição especial JMJ e a expectativa de viver a 3ª edição Ceará. Agradeço também a Deus, por cada laço de amizade criado... Essa é a ‘alegria de poder dizer: QUE MARAVILHA É SER UM FILHO DE DEUS!’ Obrigada Senhor! E vem que vem 3ª edição”.

Para participar das missões JNL é preciso que os missionários tenham uma formação básica e determinado tempo de caminhada. Portanto, o servo precisa terno mínimo, dois anos de atuação na vida paroquial por meio do Grupo de Oração; recebido a formação para o discipulado e para anúncio do querigma; ter participado de ao menos uma ação evangelizadora nos moldes da ‘Missão Jesus no litoral’ ou similares, inclusive também as missões realizadas nas dioceses no Brasil que possuem semelhante configuração; ser maior de dezoito anos; ser recomendado à coordenação da missão através de uma carta de envio pela coordenação diocesana da RCC e ter vivido a experiência de um Seminário de Vida no Espírito Santo.