De forma alguma. O CTB determina que condutor deva a todo tempo ter domínio do veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensável à segurança no trânsito. Com o celular é impossível pilotar a motocicleta com atenção. Além disso, conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras, é infração penalizada com multa. Portanto, falar ao celular e conduzir a motocicleta é altamente perigoso. Pare em um local permitido e seguro para falar ao celular.
Um amigo foi multado por parar em cima da faixa de pedestre. Ele foi surpreendido pela mudança no semáforo. O que fazer?
Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal. Assim, todo o condutor deve reduzir a velocidade ao se aproximar de um semáforo para que não cometa infração. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso é infração de trânsito penalizada com multa.
Minha moto parou por falta de gasolina e um agente de trânsito me multou. Isso é certo?
Sim, é certo. Ter o veículo imobilizado na via por falta de combustível é infração penalizada com multa. Antes de colocar sua motocicleta em circulação nas vias públicas, verifique a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, assim como a existência de combustível suficiente para chegar ao destino.
Alguém pode ser multado por pilotar uma motocicleta com apenas uma mão no guidom?
Sim, pode ser multado sim. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor, sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras, é infração punida com multa. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias, segurando o guidom com as duas mãos.
Ediberto Chaves.

