O projeto de autoria do vereador Juliano Cruz foi apresentado no dia 30 de setembro. No dia 11 de outubro foi pedido visto pela vereadora Iracilda na Comissão de Constituição Justiça e Redação Final e na última sexta-feira, dia 08, durante reunião da referida comissão foi a vez da vereadora Lúcia da Ematerce pedir vista no projeto que pretende acabar com o voto secreto em todas as votações do legislativo municipal.
Segundo Juliano, ser contra este projeto é uma pedido do deputado Sérgio aos seus comandados, sendo que desta vez, o pedido de visto, foi uma orientação do vereador César Veras, que estava ausente, mas que influenciou sua substituta, Lúcia, via telefone.
O bloco independente já sinalizou que é de acordo com o voto aberto.
Pelo andar da carruagem o que está se caracterizando é que o Grupo Politico Cara de Pau tem pleno interesse em manter a votação fechada. Os motivos você pode imaginar.
É mais cômodo negociar ilegalmente votos em determinadas matérias e perpetuar o desrespeito com a população, o que já é feito sem grandes esforços, escancaradamente, em algumas áreas da classe politica.
O que está provocando esta demora na aprovação do projeto, certamente não diz respeito ao principio da constitucionalidade do referido, imaginamos que deve ser o cálculo sobre o quanto isso irá prejudicar as manobras dos corruptos.
O voto fechado não expõe tanto os corruptos que governam em beneficio próprio. Por isso a proposital lerdeza em consumar algo que pode fechar uma brecha para a imoralidade que eles tanto amam e pela qual muitos dão a própria vida.
Em várias cidades do Brasil, inclusive aqui no Ceará, muitas câmaras já extinguiram a votação secreta se antecipando ao projeto que tramita na Câmara Federal.
Carlos Jardel
