O município de Camocim, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação, aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Com a adesão ao programa o município se compromete a cumprir as metas das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos alunos da Educação Básica da Rede Pública de Ensino, a formação permanente de profissionais de saúde e educação para aplicação destas ações, tendo como coordenadores o enfermeiro Diego Duarte e a professora Socorro Martins.
O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações que promovem a saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.
De acordo com as informações do contrato, poderão ser beneficiadas todas as instituições públicas de ensino que estejam no raio que abrange a cobertura das equipes do Programa Saúde da Família. Em Camocim, 10.500 estudantes serão beneficiados recebendo atendimento de 09 (nove) equipes de atenção básica a saúde, distribuídas em 22 (vinte e duas) instituições de ensino.
Entre as ações que serão realizadas estão: avaliação antropométrica, saúde bucal, saúde ocular, verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e alimentação saudável, promoção da cultura, paz e direitos humanos, promoção da saúde mental no território escolar. Para isso, serão formados Grupos de Trabalho Intersetorial (GTI), com os secretários municipais de saúde e educação, e representantes da Atenção Básica e da Educação Básica. Além disso, são formados ainda os grupos de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que são responsáveis pelas ações referentes ao direito sexual e reprodutivo e prevenção das DST/AIDS, conscientização ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
O Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
O Programa Saúde na Escola (PSE), é fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola.
