ROMARIA DA TERRA REUNE MAIS 16 MIL ROMEIROS EM SOBRAL - Revista Camocim

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ROMARIA DA TERRA REUNE MAIS 16 MIL ROMEIROS EM SOBRAL

Jovens da PJMP do Bairro Olinda representaram a paróquia de Camocim
A 16º Romaria da Terra do Ceará organizada Pela CPT – Comissão Pastoral da Terra foi realizada no último sábado, dia 17, em Sobral com o tema Terra, Água, Comunhão: Bem Viver em Nosso Chão e reuniu  mais de 16 mil romeiros vindos nas caravanas de várias dioceses do Ceará. A concentração e celebração de abertura foram realizadas na margem esquerda do Rio Acaraú às 18h e em seguida os romeiros  tomaram  conta das ruas de Sobral com destino ao  Estádio do Junco, onde aconteceu show com artistas da caminhada e o encerramento da Romaria com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo de Sobral, Dom Odelir Magri.
A Romaria da Terra, conforme define a CPT “é um encontro entre irmãos e irmãs do campo e da cidade, uma celebração da vida e das conquistas da luta, um momento profético forte de denuncia dos sistemas que destroem a vida em todos as suas dimensões e de anúncio das alternativas concretas de bem viver no semiárido”. A primeira Romaria da Terrado Cerará  aconteceu na cidade de Canidé, no dia 16 de agosto de 1984.
PARÓQUIA DE CAMOCIM
A Paróquia de Camocim esteve presente na Romaria da Terra, representada pelo grupo de Jovens do Bairro Olinda,  integrantes da Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP, que desenvolvem no seio da comunidade periférica uma prática de pastoral com a perspectiva da salvação integral do ser humano, na luta por dignidade dos empobrecidos, protagonizando uma religião combativa, que faz frente contra as mazelas que assolam a juventude e toda a sociedade. Para os Jovens da PJMP de Camocim, a Romaria da Terra foi uma rica experiência comunitária de fortalecimento da fé.
Carlos Jardel