CIDADES COM MAIS ATIVIDADE COMERCIAL TÊM MELHOR IDH - Revista Camocim

sábado, 3 de agosto de 2013

CIDADES COM MAIS ATIVIDADE COMERCIAL TÊM MELHOR IDH

"Construir uma estrada, que passe pela comunidade, interligue, melhore o fluxo, ajuda, mas não gera maiores impactos. É preciso investimento muito maior para aumentar as condições estruturais na comunidade"
Para o professor Horácio Frota, coordenador do mestrado em políticas públicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), as cidades maiores configuram centros econômicos que permitem formas de geração de renda que as cidades pequenas não possuem. A quase exclusividade de rendimentos básicos em aposentadoria, pensão, e no serviço público municipal tende a manter os municípios menores numa situação de dependência do órgão público (no caso, a prefeitura municipal), que só faz piorar, à medida em que o próprio município já recebe recursos minguados pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "Algumas iniciativas não impactam numa cidade pequena. Construir uma estrada, que passe pela comunidade, interligue, melhore o fluxo, ajuda, mas não gera maiores impactos. É preciso investimento muito maior para aumentar as condições estruturais na comunidade", exemplifica Horácio Frota. Para ele, o que se caracteriza nas cidades maiores é que, apesar dos vários problemas socioeconômicos, possuem uma população com maior autonomia financeira e, dessa forma, melhores perspectivas de desenvolvimento.
"O município de Limoeiro é um exemplo de crescimento. Lá, a comunidade tem serviços e tem quem consuma. Não tem uma indústria, mas tem um centro comercial bastante desenvolvido...", afirma Horácio Frota.

VALE APENA LER  a matéria na integra no diário do Nordeste AQUI