PARA EVITAR BISBILHOTAGEM EM SEUS EMAILS - Revista Camocim

domingo, 14 de abril de 2013

PARA EVITAR BISBILHOTAGEM EM SEUS EMAILS



Quem imagina que mensagens cifradas são coisas de filmes de espionagem está muito enganado. E mais equivocado ainda está quem não vê a necessidade deste tipo de recurso em tempos de comunicação digital. 
Recentes acontecimentos políticos aqui no Ceará mostram que muitas dores  de cabeça e saias justas (para dizer o mínimo) poderiam ser evitadas se alguns cuidados tecnológicos tivessem sido adotados, como por exemplo, se softwares de criptografia estivessem instalados nos computadores de algumas autoridades locais.
Através destes programas gratuitos é possível “embaralhar” conteúdos de emails e garantir que apenas o verdadeiro destinatário da correspondência virtual tenha acesso ao texto original.
De acordo com informações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, “atualmente a criptografia consiste em uma série de fórmulas matemáticas, em que se utiliza um segredo (chamado de chave) para cifrar e decifrar a informação”.
Chaves
Este tipo de criptografia se vale de duas chaves, uma pública e outra privada para obstruir e liberar o acesso ao conteúdo dos emails
Na prática, essas chaves funcionam como senhas. Depois de instalar um programa de criptografia, a chave pública passa a ser usada para misturar o teor das mensagens e a privada para torná-lo compreensível.
Ao baixar este tipo programa, o software distribui a chave pública para os destinatários de emails que o usuário determinar. Na verdade, para aqueles que o usuário quiser, em algum momento, enviar mensagens cifradas.
Ao receber a chave pública, o destinatário é convidado a criar uma chave privada, ou seja a providenciar um senha só sua que dará acesso aos conteúdos criptografados enviados pelo usuário.
Com a chave pública, o destinatário recebe a mensagem cifrada, com a chave privada, ele a decifra.
“Cada programa de criptografia tem sua própria lógica”, explica o diretor da Digital Design, Adriano Macedo. “Mas este é o padrão básico, que é a comum a todos eles”, afirma. (leia Bate-pronto nesta página).
Na prática são muitas as opções de programa de criptografia de conteúdo de emails. Só no site Baixaqui, estavam disponíveis, até o fechamento desta edição, 290 programas do gênero gratuitos para Windows.
De acordo com Macedo, há que se levar em consideração as especificidades técnicas de seu computador na hora de escolher qual deles instalar.
Já para o analista de sistema, Berillo Mamede, antes de qualquer preocupação com formas mais complexas de preservação de conteúdo, como os programas de criptografia, é preciso atentar para medidas simples como manter o antivírus sempre atualizado. “Essa é a forma primordial para inibir programas que fazem furto de informações” lembra.

ENTENDA A NOTÍCIA
A técnica de embaralhar o conteúdo de mensagens para evitar que outra pessoas, além do destinatário, tivessem acesso urgiu na Roma antiga, com o Código de César. Hoje, é possível criptografar o conteúdo de emails.
Serviço
GPG 4win
O quê: O site disponibiliza um programa que pode ser baixado gratuitamente e que criptografa dados em tempo real na hora do envio dos emails. Em inglês.

Baixaqui
O quê: O site disponibiliza 290 programas de criptografia para Windows, que podem ser baixados gratuitamente