“A naturologista clínica Joaquina dos Reis é camocinense, filha do senhor Demétrio”
Em busca de um equilíbrio orgânico, muitos optam pela aproximação com uma forma de vida mais natural. E, nesse percurso, a naturologia elenca mudanças e comportamentos que podem aproximar a saúde de um ponto de equilíbrio, promovendo qualidade de vida. Segundo a naturologista clínica Joaquina dos Reis, a naturologia possui uma proposta preventiva e curativa, abordando a harmonização e a ampliação da consciência por meio de estímulos naturais.
Para quem busca as opções oferecidas pela naturologia clínica, uma avaliação terapêutica é o primeiro passo, como forma de analisar os desequilíbrios energéticos da pessoa. “Trabalhamos com a combinação química dos alimentos. Não é só ingerir frutas e verduras, mas saber organizar essa combinação”, exemplifica Joaquina.
A professora Mirian Capistrano, 52, recebeu a indicação de um amigo sobre a naturologia e resolveu buscar essa alternativa para lidar com dores de cabeça constantes, colesterol alto e mal estar após as refeições. “Com uma dieta, refeições fracionadas, ingestão de bastante água, chá verde e inclusão de sucos verdes, comecei a melhorar. Depois do tratamento, nunca mais senti nada”, comentou, lembrando que a mudança já tem dois anos.
Segundo ela, foi uma mudança radical na vida e os resultados foram sentidos de forma rápida: “Antes, eu me alimentava mal. Pouca verdura, muita gordura animal e pouca água. Também dormia mal”. Mirian confessa que, hoje em dia, dá uma escorregada na rotina saudável de vez em quando, mas a alimentação errada logo a faz se sentir mal. “Não consigo mais ficar sem verdura. Você não sente fome, não sofre. Com as indicações dela (a naturologista clínica), logo me adaptei”, explica.
Processo curativo

Na naturologia, a desintoxicação é realizada durante 21 dias. Após esse período, a pessoa retorna ao consultório para que os processos de mudança sejam adaptados ao cotidiano dela. “A desintoxicação só é possível com a mudança de hábitos de vida da pessoa. Não é uma deita, é mudança de estilo de vida”, explicou Joaquina.
Durante o processo de desintoxicação, a naturologista explica que a pessoa segue parâmetros de acordo com a avaliação do profissional. Segundo ela, durante este período curativo, a pessoa passa por um processo de adaptação, de troca enzimática do corpo, por isso, a importância do acompanhamento e de saber da necessidade de incluir hábitos mais saudáveis após esses dias.
Joaquina dos Reis reitera que a busca é pelo equilíbrio, atendendo as necessidades orgânicas da pessoa. Terapias como a oxigenoterapia, que lida com a respiração, banhos de argila, prática de ioga, massagens e outras atividades também são indicadas para uma abordagem diversa. (Samaisa dos Anjos)