É crescente a participação de crianças e adolescentes em crimes no Ceará. Durante o ano de 2012 foi observado o aumento de 50,5%, se comparado com o dados de 2011. Os crimes mais cometidos no ano passado por jovens foram furto, roubo e tráfico de drogas. As informações são do Jornal O Globo.
O levantamento foi feito em sete dos 10 estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Os estados de Minas Gerais, Bahia e Pará não informaram os dados.
O Ceará registou o maior crescimento entre os estados pesquisados. O menor aumento ocorreu no Rio Grande do Sul, com 2,4%.
Aumento no País
Em relação a 2011, o aumento em 2012 foi de 14,3% no número de apreensões de crianças e adolescentes no País. OS crimes mais recorrentes são vandalismo, desacato, tráfico, lesão corporal, furto, roubo e homicídio. No mesmo período, a elevação no número de jovens e adultos presos por crimes em geral foi bem menor: de 5,8%.
Medidas previstas por lei
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera criança a pessoa que tem até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade. Leia a matéria completa AQUI
Matéria publicada no Jornal o Povo