Evandro Leitão deve ser o novo presidente da Assembleia Legislativa; articulação está avançada - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 5 de dezembro de 2020

Evandro Leitão deve ser o novo presidente da Assembleia Legislativa; articulação está avançada

O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) deverá ser o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para os próximos dois anos. Evandro é um dos pelo menos quatro parlamentares do PDT que disputam a indicação, mas as articulações comandadas pelo presidente Sarto Nogueira (PDT), prefeito eleito de Fortaleza, já estão avançadas e o nome é o do parlamentar, que foi líder do governo Camilo Santana (PT), no primeiro mandato. 

Ainda estão em andamento, entretanto, conversas com os deputados Zezinho Albuquerque, Sérgio Aguiar e Tin Gomes, para a montagem dos cargos da Mesa Diretora e as principais comissões temáticas da Casa. Os três aparecem com interesses no cargo de presidente.  

A ideia é construir uma candidatura de consenso, por isso ainda há prudência em relação ao anúncio. Os articuladores pretendem conversar com os 46 deputados estaduais antes dos anúncios oficiais. Esta coluna apurou que o nome já passou pelo crivo do Palácio Abolição e do Palácio do Bispo. O nome, entretanto, deve ser anunciado no início da próxima semana. 

Evandro Eleitão é do PDT, partido que detém a maior bancada na Assembleia. Um acordo interno entre os parlamentares dá à agremiação com mais cadeiras o direito de indicar o presidente. 

O parlamentar é o atual 1º secretário da Casa, um dos cargos mais visados da Mesa Diretora, por ficar responsável pela parte de gerenciamento de pessoal da Assembleia Legislativa. 

Evandro Leitão já havia sido cogitado para a eleição que culminou na escolha de Sarto Nogueira para o comando da Casa. Ele é o preferido do governador Camilo Santana, de quem já foi líder no Parlamento.

Histórico

Nascido em Fortaleza, o pedetista está no segundo mandato consecutivo de deputado estadual. Antes de exercer um mandato na Assembleia, Evandro foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará de 2011 a 2013, na gestão de Cid Gomes. Ele também já foi presidente do Ceará Sporting Club, de 2008 a 2015.

Diário do Nordeste