Máscaras passam a ser obrigatórias no CE, e Fortaleza terá restrições mais duras à circulação de pessoas - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 5 de maio de 2020

Máscaras passam a ser obrigatórias no CE, e Fortaleza terá restrições mais duras à circulação de pessoas

Governador renovou do decreto estadual de isolamento social por mais 15 dias.


O governador Camilo Santana anunciou na manhã desta terça-feira (5) a renovação do decreto estadual de isolamento social por mais 15 dias, durante os quais apenas os serviços essenciais poderão funcionar. O chefe do executivo, juntamente com o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, revelou medidas mais duras para diminuir o contágio do novo coronavírus no Ceará. 

"Quero aqui anunciar, hoje, que estamos renovando o decreto estadual que vale para todos os municípios por mais 15 dias, até o dia 20 de maio. Uma novidade: a obrigatoriedade, a partir de amanhã, do uso de máscaras para todas as pessoas que forem sair de casa", anunciou Camilo em transmissão pelas redes sociais.

Em Fortaleza, além das regras que valem para todos os municípios, cinco medidas endurecem o isolamento social, que passam a valer a partir de sexta-feira (8).

Roberto Cláudio detalhou as novas medidas de combate à propagação do coronavírus:
  1. Restrição de pessoas e veículos em vias e espaços públicos, principalmente de pessoas de grupos de risco
  2.  Fazer valer o fechamento de atividades não essenciais, formais e informais, em comunidades
  3.  Novos protocolos de segurança no funcionamento das atividades essenciais
  4. Órgãos como Polícia Militar, Guarda Municipal e Bombeiros vão fiscalizar entrada e saída de Fortaleza
  5.  Uso obrigatório de máscaras
Camilo detalhou, em publicação nas redes sociais, que a circulação em espaços públicos, como praias, praças, calçadões e parque só será permitida com a devida justificativa, entre elas a busca pelos serviços essenciais.

O governador ainda fez apelo à população para que as pessoas cumpram o isolamento social. "Essa é uma das principais medidas orientadas por especialistas, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para diminuir os efeitos dessa pandemia, que mata as pessoas", reforçou. Ele pediu para que os demais gestores municipais façam valer o isolamento social e o decreto estadual.

Nem Camilo nem Roberto Cláudio informaram se as pessoas que infrigirem as novas determinações serão punidas, nem como seriam essas punições. A promessa é que o decreto seja publicado ainda nesta terça-feira (5).

Atividades essenciais

O governador garantiu que as atividades essenciais continuarão em operação e excluiu o risco de desabastecimento. "Quero só reforçar que todas as atividades essenciais continuarão funcionando, supermercados, farmácias... As pessoas fiquem tranquilas porque não haverá desabastecimento. Todas estarão mantidas e serão resguardadas", assegurou.

A fiscalização do cumprimento das medidas também será reforçada, segundo Camilo: "Todas nossas forças de segurança, tanto da Prefeitura como do Estado, irão trabalhar para fiscalizar todas as restrições estabelecidas no novo decreto para o cumprimento na Capital e no Estado do Ceará. Sei que não são medidas fáceis, são medidas duras, mas tem um único objetivo: salvar vidas".

Diário do Nordeste