INSS suspende prova de vida de aposentados até junho de 2021 - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 16 de março de 2021

INSS suspende prova de vida de aposentados até junho de 2021



O Ministério da Economia publicou nova instrução segundo a qual aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão precisar fazer a prova de vida até 31 de maio, assim como não terão seus benefícios bloqueados até esta data.


A retomada do procedimento ocorreria em maio, mas o governo a adiou por mais 30 dias, devido ao avanço da pandemia de Covid-19. 


Novo calendário será divulgado


Com o adiamento da obrigatoriedade por mais um mês, um novo calendário deverá ser divulgado. A instrução foi publicada nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União e muda o calendário divulgado no fim de fevereiro.  


Enquanto isso, desde 23 de fevereiro, o governo trabalha na expansão da prova de vida digital, em que os brasileiros podem fazer a operação pela internet. 


Obrigatoriedade para prova de vida  


Desde março de 2020, a pandemia prejudicou a realização da prova de vida de forma presencial. Ela serve para evitar fraudes nos pagamentos.


Normalmente, os aposentados e pensionistas precisam comprovar que estão vivos uma vez por ano para continuarem recebendo os benefícios. O pagamento era cancelado para aqueles que não realizavam o procedimento na data estipulada. 


Diário do Nordeste