Nada de mais grave ocorreu além do prejuízo material.

Ficou submersa nas margens do Rio Coreaú, em Camocim, uma das Balsas que faz a travessia de transportes e pessoas para Ilha do Amor (Balsa Atairu).
Populares informaram - sem indicarem o motivo real - que o transporte fluvial retornava da Ilha para a outra margem do Rio quando começou a afundar.
Nada de mais grave ocorreu além do prejuízo material.
Populares informaram ainda que outra Balsa já teria sido providenciada para garantir a travessia.
Capitania dos Portos
O Relatório Preliminar da Agência da Capitania dos Portos de Camocim diz que o alagamento, segundo informações do proprietário da embarcação, Sr. Ivanildo, "foi em razão de avaria da bomba de esgoto ou “bomba de porão”, como ele chama.
O ocorrido se deu por volta 13h, do dia hoje (02).
O relatório diz ainda " que a embarcação se encontrava atracada na Ilha do amor, e que, no momento do ocorrido, não havia nenhum veículo ou passageiros"
A Marinha informou também que o reparo da embarcação será acompanhada por militares da Marinha.
"O Proprietário e toda a sua tripulação foi notificada para comparecimento na Agência da Capitania dos Portos em Camocim"
"Foi informado ao proprietário que a embarcação deverá passar por uma nova vistoria, por parte de um Engenheiro Naval da Capitania dos Portos, como condicionante para sua recolocação em tráfego.
Ademais, a embarcação será retirada de Tráfego por meio de uma Portaria Administrativa e será instaurado um Inquérito Administrativo para apurar causas e responsabilidades pelo ocorrido". Dizo Relatório .
O comandante ressaltou ao Revista Camocim que "esse é um relatório preliminar. Obviamente só após o inquérito é que todas as causas serão esclarecidas em definitivo, e se tiver havido imperícia na operação dos equipamentos ou negligência na manutenção da embarcação isso será apurado e o(s) responsáveis serão responsabilizados".
Ele informou também que "a embarcação está regular no que concerne à documentação e vistorias. Por isso, precisamos avaliar bem as causas do ocorrido".
Relatório
- Relatório Preliminar de Avaliação da Equipe de Inspeção Naval da Agência da Capitania dos Portos em Camocim sobre o alagamento e naufrágio parcial da “Balsa Atairu” em Camocim:
Segundo informações do proprietário da embarcação, Sr. Ivanildo, o alagamento foi em razão de avaria da bomba de esgoto ou “bomba de porão”, como ele chama. O ocorrido se deu por volta 13h, do dia hoje (02).
Participo, ainda, que a embarcação se encontrava atracada na Ilha do amor, e que, no momento do ocorrido, não havia nenhum veículo ou passageiros a bordo.
O Plano de Ação para restabelecimento da flutuabilidade, e posterior remoção da embarcação, foi definido da seguinte forma:
- aguardar as melhores condições de maré, isto é, a baixa-mar, e avaliar os danos;
- esgotar e colocar tambores para auxiliar na flutuação; e
- rebocar a embarcação na maré cheia, por volta das 05h da manhã do dia 3, levando-a para o atracadouro do bairro Coqueiros, local onde será realizado o reparo. Essa operação será acompanhada por militares da Marinha.
O Proprietário e toda a sua tripulação foi notificada para comparecimento na Agência da Capitania dos Portos em Camocim.
Finalmente, foi informado ao proprietário que a embarcação deverá passar por uma nova vistoria, por parte de um Engenheiro Naval da Capitania dos Portos, como condicionante para sua recolocação em tráfego.
Ademais, a embarcação será retirada de Tráfego por meio de uma Portaria Administrativa e será instaurado um Inquérito Administrativo para apurar circunstâncias, causas e responsabilidades pelo ocorrido.
Camocim, CE, 2 de janeiro de 2021.
RICARDO CORRÊA PEIXOTO
Agente da Capitania dos Portos em Camocim
Atualizado às 18h22min
Carlos Jardel