Vídeo: Mesmo sem festa de Réveillon, Vila de Jeri registra aglomeração e bares desrespeitam decreto - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Vídeo: Mesmo sem festa de Réveillon, Vila de Jeri registra aglomeração e bares desrespeitam decreto


Mesmo com a badalada festa de Réveillon cancelada, a Vila de Jericoacoara, no litoral oeste do Estado, tem recebido grande número de visitantes. Nesta segunda-feira (28), vários pontos de aglomeração foram registrados em fotos e vídeos. As imagens que circulam nas redes sociais mostram que muitos visitantes não usavam máscaras de proteção contra a Covid-19 e também não mantinham o distanciamento social.

No último dia 12 de dezembro, o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, proibiu através de decreto, a realização de festas "de qualquer tipo, em quaisquer restaurantes, barracas de praia, hotéis e outros estabelecimentos em ambientes fechados e abertos". O decreto restringe também o horário de funcionamento de restaurantes, barracas e lojas e proíbe "disponibilização de música ambiente".

No entanto, nenhuma dessas normativas foram cumpridas. A reportagem do Sistema Verdes Mares tentou contato com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente do Município de Jijoca de Jericoacoara, Ricardo Gusso Wagner, de modo a saber quais ações o poder público municipal tem adotado para tentar evitar aglomerações. Contudo, até a publicação desta matéria, as ligações não foram atendidas.

Também tentamos contato com a secretária da Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de vida de Jericoacoara (Adejeri), Benedita Neta da Silva. Igualmente sem retorno.

A Polícia Militar do Ceará informou através de nota que o policiamento em Jericoacoara é realizado "diuturnamente por viaturas da 3ª Companhia do 11º Batalhão Policial Militar, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), do efetivo do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)". 

A PM garantiu ainda que "vem cumprindo rigorosamente o exposto no Decreto, fechando às 22h os bares e demais estabelecimentos que possam causar algum tipo de aglomeração de pessoas" e disse que realiza um trabalho de conscientização junto aos proprietários de hotéis e pousadas. 

 Casos 

Conforme a última atualização (dia 28 de dezembro, às 20h22) do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o município de Jijoca de Jericoacoara tem 982 casos confirmados e 11 óbitos. Ao todo, 942 pessoas já se recuperaram da doença.

Diário do Nordeste