sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Cinco regiões de saúde no Ceará registram aumento da taxa de positividade da Covid-19

Cinco Regiões de Saúde do Ceará tiveram aumento da taxa de positividade da Covid-19. São elas: coordenadoria de saúde de Canindé, Tauá, Camocim, Icó e Juazeiro do Norte. Cada área inclui uma série de cidades localizadas nestas regiões. O aumento foi registrado no IntegraSus, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

O índice denominado “taxa de positividade” evidencia um dos aspectos da circulação do vírus em cada local. O aumento considera o período entre as semanas epidemiológicas 38 (do dia 13 a 19 de setembro), 39 (20 a 26 de setembro) e 40 (27 de setembro a 3 de outubro).

De modo geral, a taxa vinha em queda no estado, e no começo de setembro (do dia 6 ao dia 12) alcançou o menor patamar com 12,50% do total de exames positivos. Ao todo, os 184 municípios cearenses estão divididos em 22 coordenadorias de saúde.

No Ceará, a cada 100 exames feitos até o início de outubro, 15% eram positivos. No auge da pandemia, em maio, a cada 100 amostras, 77 eram positivas. Na semana epidemiológica 38, o índice voltou a crescer, efeito do aumento em algumas regiões específicas do Ceará. Essa ampliação gera alerta e, somada ao acréscimo de casos e óbitos, levou o Governo Estadual a não atualizar o decreto de retomada das atividades econômicas e sociais na semana passada.

Informações do G1.

Nenhum comentário: