Recomendação para que pacientes de Covid esperassem ter falta de ar foi erro mundial, diz Dr. Cabeto - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 15 de setembro de 2020

Recomendação para que pacientes de Covid esperassem ter falta de ar foi erro mundial, diz Dr. Cabeto

Na véspera de completar seis meses do início da pandemia de Covid-19 no Ceará, o secretário estadual da Saúde, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, fez um balanço das ações voltadas ao enfrentamento contra o coronavírus. Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (14), o secretário declarou que a "forma de comunicação inicial", ainda no mês de março, quando foram confirmados os primeiros casos de infecção, poderia ter sido mais assertiva.

Isso porque, à época, o titular da Sesa orientou que apenas pessoas do grupo de risco ou aquelas que apresentassem os sintomas mais graves da doença deveriam procurar atendimento médico em uma unidade hospitalar. Já os pacientes com quadro gripal, assintomáticos e os não-graves poderiam permanecer em casa.

Atualmente, Dr. Cabeto julga essa recomendação como uma falha de estratégia ocorrida não apenas no Ceará, mas em escala internacional, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

"Eu acho que o mundo inteiro pautou uma coisa chamada 'não vá ao hospital, espere ter falta de ar', e a gente viu no decorrer da evolução, acho que o mundo errou, o CDC errou, a OMS errou. É preciso que se diga claramente", aponta.

Informações do Diário do Nordeste.