quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Por promessa, idoso de 80 anos vai a pé de Santana do Acaraú até Canindé

Pela plataforma Google Maps, a distância de 175 quilômetros que separa Santana do Acaraú e Canindé, a pé, seria percorrida em 36 horas, ou seja, um dia e meio. Agora, imagine o mesmo trajeto feito aos 80 anos de idade, com problemas na coluna e carregando uma cruz de madeira e mais três quilos de mantimentos. O desafio está sendo feito pelo aposentado Estanislau Soares, conhecido como ‘Seu Lau’.  

O idoso iniciou, no fim madrugada desta terça-feira (4), por volta das 5h, a caminhada em promessa até o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé. Vestido com roupa tradicional dos frades capuchinhos como o santo que no qual é devoto, Seu Lau chegou no fim da tarde ao município de Sobral, onde descansará até amanhã (5) para partir na madrugada do dia seguinte. “Aproveitar tempinho mais frio”, justifica.  

A promessa foi feita há muitos anos após seu amigo João, do município de Marco, sofrer com um problema na próstata, explica o aposentado, sem especificar a doença. Após a recuperação, buscou uma oportunidade de cumpri-la. “Queria pagar antes de morrer. Hoje ele tá saudável, falando e agradecendo. Tem a minha idade”, conta.  

Seu filho, o engenheiro civil Vanderley Soares, diz que a família foi pega de surpresa quando soube que seu pai já estava na estrada, carregando a cruz nas costas a caminho de Canindé. “A gente sabia dessa promessa faz tempo, mas não sabia que sairia hoje. Não contou nada para a gente. Eu estava trabalhando quando um colega mandou foto dele já caminhando. Larguei tudo no escritório e fui acompanhar ele até Sobral”.  

A preocupação é maior porque além da cruz de três metros de altura, Seu Lau carrega aproximadamente três quilos de mantimentos como frutas e água. “Eu tô muito cansado, mas vou conseguir”, garantiu. Um amigo vai acompanhá-lo de carro até o destino final. “Eu já fui algumas vezes a Canindé, mas nunca deu certo ir a pé. Notei que era a única oportunidade”, justifica o aposentado. 

Informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário: