Ex-prefeito de Granja e atual vice-prefeito morre aos 85 anos de idade. - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Ex-prefeito de Granja e atual vice-prefeito morre aos 85 anos de idade.

Morreu hoje em Fortaleza, aos 85 anos, o ex-prefeito de Granja e atua vice-prefeito, Guilherme Gouveia Filho, conhecido em toda a região como Gui. A informação chegou ao Município de Granja através dos  seus familiares. A prefeita Amanda Aldigueri decretou luto oficial. 

Guilherme Gouveia Filho 

Nasceu a 19 de abril de 1935, na cidade da Granja-CE. Descendente de tradicionais famílias de nosso município, era filho de Guilherme Teles Gouveia (Prefeito da Granja de 1930 a 1935 e Deputado Estadual de 1950 a 1970) e Hilda Barreto Xavier Gouveia (Sobrinha dos políticos José Thiago de Paula Barreto e Ordônio Barreto, além do poeta Lívio Barreto). Casou-se com Jeanette de Vasconcelos Sousa, em 23 de maio de 1967, e desta união nasceram quatro filhos: Daniela, Ana Carolina, Ângela e Guilherme Neto.

Aprendeu as primeiras letras com a professora Líbia Barreto Xavier (sua tia), na Escola Municipal Getúlio Vargas. Fez o curso primário nas antigas Escola Reunidas, transferindo-se posteriormente para o Grupo Escolar Coronel Luiz Felipe, então recém-inaugurado. Teve por mestras as seguintes professoras: Maria Antonieta Oliveira Martins, Maria de Jesus Dias Mota, Odete Coelho Teixeira, Ruth Machado Gouveia, Antônia Maia Coelho de Oliveira e Francisca Leilah Frota de Oliveira.

Após ser preparado pela sua irmã mais velha escritora Maria Hilda Xavier Gouveia de Oliveira, em 1948, prestou exame de admissão ao ginásio, em Fortaleza, no Colégio Cearense do Sagrado Coração, obtendo o segundo lugar, e a Medalha de Honra ao Mérito, o que lhe valeu uma bolsa de estudos no Colégio Pedro II – Internato, no Rio de Janeiro, onde completou o curso ginasial e parte do cientifico. Fez vestibular para a Faculdade de Economia-UFC, em 1962, tendo sido classificado em segundo lugar e abandonando-a, impossibilitado de frequentar as aulas, por haver sido eleito Prefeito Municipal da Granja.

Foi o mais jovem Prefeito da Granja, assumindo a chefia do poder executivo municipal a 25 de março de 1963 e permanecendo até o ano de 1967. Nesse período foram feitas importantes obras públicas para o urbanismo do nosso município, as quais podemos citar, dentre outras: construção de uma nova prefeitura e do centro de abastecimento Clóvis Dias, restauração da Casa de Câmara e Cadeia, recuperação do Cemitério São João Batista, conclusão do Grupo Escolar Guilherme Gouveia, pavimentações de várias avenidas e ruas, arborização e reformas de praças e aquisição de Conjuntos Diesel para a iluminação da sede e dos distritos.

Em 1971, fez vestibular para a Faculdade de Direito-UFC, tendo sido classificado em quadragésimo quarto lugar, formando-se na turma de 1975. Possuía, ainda, os Cursos de Treinamento dos Agentes da Reforma Administrativa do Ministério do Planejamento e Coordenação Geral, e de Auditor Fiscal de Empresa, ministrado pelo Centro Regional de Treinamento e Administração da Fundação Educacional do Estado do Ceará. Exerceu as funções de Diretor Financeiro da Companhia de Transportes Coletivos de Fortaleza – CTC, em 1968. Auditor Fiscal da Secretaria da fazenda do Estado do Ceará, exerceu ali as seguintes funções: Coordenador do Sistema Fiscal Tributário, Integrante da Junta de Apuração da Produtividade e da Comissão de Lançamento do ITBI, Diretor da Fiscalização, Delegado Regional da Fazenda, em Juazeiro do Norte e também delegado em Sobral, Auditor do Conselho de Recursos Tributários do Estado do Ceará e Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Ceará – TJDF – CE, entidade em que, em 1995, exerceu a Presidência.

Em 1990, recebeu a placa de Homenagem Especial da Justiça Desportiva, ao ser escolhido como Relator do Ano. O Conselho de Recursos Tributários homenageou-o, em 1994, com o Diploma Especial pelos serviços prestados à atividade de JUDICÂNCIA em âmbito ADMINISTRATIVO e TRIBUTARIO, no Estado do Ceará.

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará homenageou-o igualmente, conferindo à sala da Secretaria da 2ª Vara do Fórum de Granja o nome da Sala Guilherme Gouveia Filho.

Como amante da história, escreveu um livro sobre o Distrito de Pessoa Anta e sempre trazia curiosidades da história granjense em seus discursos. Exímio orador, admirava a todos com o seu brilhantismo e desenvoltura.

Durante várias décadas, foi o líder da oposição na Granja. Foi eleito vice-prefeito para o mandato de 2013 a 2016, junto com o então Prefeito Romeu Aldigueri e foi novamente eleito para o quadriênio de 2017 a 2020, junto a Prefeita Amanda, mandato que concluiria no próximo dia 31 de dezembro. Em 30 de outubro de 2014 foi agraciado com a Medalha Pessoa Anta, maior comenda do legislativo granjense, em reconhecimento por sua dedicação, comprometimento e feitos pela Granja.

Faleceu nesta quinta-feira, 06 de agosto de 2020, aos 85 anos de idade, em Fortaleza-CE. Em suas redes sociais, o ex-Prefeito da Granja e atual Deputado Estadual, Romeu Aldigueri, destacou, em nota de pesar, a perca do político e do amigo: 

"Homem honrado, honesto, ético de conduta moral ilibada e exemplar tanto como pai, irmão, filho, político e auditor fiscal. Um exemplo de moralidade e sabedoria. Granja perde um de seus homens mais ilustres de todos os tempos e eu perco um amigo especial que me acolheu e me abraçou no projeto de recuperar Granja e torná-la um município respeitado e bem melhor de se viver".

A Prefeita da Granja, Amanda Aldigueri, decretou luto oficial de três dias. Em suas redes sociais, também lamentou a perca, agradecendo por toda sua dedicação e amor à Granja: 

 "Querido Gui, obrigada por toda a sua dedicação, carinho e apoio com nossa população e comigo. Me sinto honrada por ter convivido e trabalhado ao seu lado ao longo desses últimos anos. Um grande abraço, vá em paz."

Impacto Granja