Dois hospitais do Ceará participaram de estudo que comprovou ineficácia da hidroxicloroquina - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




sábado, 25 de julho de 2020

Dois hospitais do Ceará participaram de estudo que comprovou ineficácia da hidroxicloroquina


Dois hospitais do Ceará participaram do maior estudo brasileiro feito, até o momento, sobre o uso da hidroxicloroquina no combate à Covid-19 em pacientes com quadros moderados. Os resultados da pesquisa, que envolve 55 unidades hospitalares do país, foram divulgados quinta-feira (23) e comprovaram ser ineficaz para esta finalidade, tanto a utilização da medicação isolada, como associada à azitromicina. No Ceará, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart e o Hospital da Unimed no Cariri tiveram usuários incluídos na análise.

A pesquisa é feita por profissionais integrantes de um consórcio de instituições de saúde brasileiras, chamado Coalizão Covid-19 Brasil. O estudo, nomeado Coalizão I, é o primeiro a ter os resultados divulgados, de cerca de oito grandes investigações que estão sendo realizadas pelo grupo. Conforme o cearense Remo Holanda de Mendonça Furtado, que é cardiologista e professor da Universidade de São Paulo (USP) e integra a Coalizão, além de ter feito parte desta primeira investigação, as unidades hospitalares do Ceará também têm pacientes em outras análises do grupo.

Os resultados desta primeira pesquisa foram publicados no periódico New England Journal of Medicine. Na iniciativa, os pesquisadores conduziram um ensaio clínico randomizado com três grupos de pessoas. No total, foram 667 pacientes nos 55 hospitais.

O grupo de pacientes foi dividido em três. Um deles recebeu apenas a hidroxicloroquina. Ao outro foi dada a substância junto com azitromicina. Já o terceiro não teve a oferta de nenhum dos remédios, apenas o suporte clínico padrão. Os autores não encontraram efeitos do remédio em comparação aos pacientes que não receberam a medicação. "Ao final de 15 dias, não houve melhora clínica. Não houve alta. Não houve redução da mortalidade", ressalta.

O médico esclarece que este estudo considerou os casos moderados. "O participante tinha que estar hospitalizado. Mas não estava precisando de oxigênio. Não podia estar entubado", conta. A Coalizão também desenvolve uma pesquisa semelhante, que inclui o uso da hidroxicloroquina, mas em pacientes graves. Essa investigação, segundo Remo, está na fase de tabulação de dados e também analisa pessoas hospitalizadas no Ceará.

Informações do Diário do Nordeste.