Prêmio Innovare seleciona projeto de ressocialização de presos da Comarca de Granja - Revista Camocim

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas

Clique na imagem e conheça nossos produtos e ofertas


Clique na imagem e fale com a gente

Em Camocim, hospede-se nos hotéis Ilha Park e Ilha Praia Hotel. Clique na imagem e faça sua reserva




terça-feira, 30 de junho de 2020

Prêmio Innovare seleciona projeto de ressocialização de presos da Comarca de Granja


Um projeto desenvolvido em 2019 na Comarca de Granja, denominada de oportunidade colorida  foi selecionada para a segunda fase do Prêmio INNOVARE. 

Trata-se de uma ação conjunta do Juiz da Vara de Execução Penal, Dr. Guido Freitas, do Promotor de Justiça, Dr. Victor Borges e do Conselho da Comunidade, onde uma cela da Cadeia Pública de Granja, virou sala de aula com carteiras e lousa.

No cômodo, reclusos iniciaram um curso profissionalizante que traz um outro olhar sob as celas da Unidade: os presos aprenderam a pintar e recuperar paredes, na teoria e na prática. 

Para custear os materiais utilizados nos cursos, o juiz da Vara de Execução Penal, encaminhou parte dos valores destinados à multa pecuniária de processos para o Conselho da Comunidade.

O Dr. Guido Bezerra, enfatiza que “O cárcere, por si, só ratifica o processo de desumanização que já vem sendo a marca da existência de cada preso. Penso que a assunção do conhecimento de um ofício é uma das poucas ferramentas aptas ao resgate desses homens”.
 
Como ocorreu o processo de implantação da prática 

Uma pesquisa foi feita com os internos da cadeia pública de Granja para identificar o perfil dos presos e saber quais cursos teriam maior demanda. A maioria escolheu curso de pintor de parede e cabeleireiro. 

No primeiro momento, por conta do espaço limitado da sala de aula, 20 presos foram selecionados. Para incentivar os primeiros alunos, contamos com a presença dos autores do Projeto: Juiz, promotor e Conselheiros  para uma aula inaugural dentro da Cadeia, o que motivou a participação e disciplina por parte dos reeducando.
.
Segunda Etapa: Os alunos tiveram aulas teóricas práticas, e na oportunidade como parte do treinamento reformaram e pintaram a sala de aula e todas as celas ocupadas por eles.

Terceira Etapa: Realizamos aulas práticas fora da unidade, com vários tipos de pintura e textura recuperando toda fachada do fórum da Comarca de Granja, nesse momento a sociedade presenciou pela primeira vez no município detentos realizando um grande feito e mostrando suas habilidades.

Prêmio INNOVARE

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.

Informações do Camocim Portal de Notícias.